Nota 10

Planetário móvel chega ao Residencial Miracema em ação de conscientização sobre autismo

A atividade integra a programação que busca conscientizar sobre o tema e fortalecer serviços sociais públicos para a população


 

Como parte da campanha “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá promoveu a “Caravana Azul – Amapá de Inclusão”, nesta quarta-feira, 16, na Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques, no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. A ação contou com a participação do projeto Astronomia no Meio do Mundo, que trouxe o planetário móvel para proporcionar uma experiência imersiva e educativa aos alunos.

 

O equipamento, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), é uma ferramenta pedagógica que promove o aprendizado por meio de uma abordagem lúdica e interdisciplinar. As sessões são baseadas nos princípios da Nova Educação, o que permite aos professores ampliar discussões em sala de aula, incentivando o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.

 

Animada, sorridente e ansiosa para entrar na cúpula do planetário, Ana Beatriz Teixeira, de 10 anos, não conseguiu conter a emoção. A estudante contou que ficou encantada com o que viu, que não tinha dimensão do quão grandioso é o universo, e que ficou muito curiosa para aprender mais nas aulas de geografia.

 

 

“Quando entrei, parecia que eu tinha viajado para outro mundo, eu nunca vi nada tão incrível desse jeito. A lua parecia que estava tão perto. Agora quero aprender tudo sobre os planetas, as galáxias e como tudo isso funciona!”, completou Ana Beatriz, com os olhos brilhando de empolgação.

 

Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações. O objetivo é apresentar o universo, mas de uma forma divertida, descontraída, mas com muito aprendizado em alta tecnologia.

 

 

“O planetário é mais do que um espetáculo visual, as sessões são cuidadosamente elaboradas com base nos princípios da Nova Educação, que promove o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar. Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos”, explicou Josirlan Afonso, gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec.

 

O projeto faz parte do Plano de Gestão do Governo do Amapá, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

 


Deixe seu comentário


Publicidade