Nota 10

Planetário Móvel é destaque em evento social e educativo

O projeto, realizado nesta sexta-feira, 25, em Macapá, levou à comunidade uma série de serviços sociais em diferentes áreas


 

O Governo do Estado realizou mais uma edição do projeto “Cepajob em Ação” nesta sexta-feira (25), em Macapá. A iniciativa, que destaca o Centro de Educação Profissional do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), promoveu uma grande ação social oferecendo diversos serviços gratuitos à população, em Macapá.

 

Entre as atrações do evento, o Planetário Móvel da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), chamou a atenção de crianças, jovens e adultos, proporcionando uma experiência educativa e interativa sobre astronomia. A ação busca promover conhecimento, cidadania, bem-estar e inclusão social.

 

O planetário móvel oferece sessões de projeções sobre o universo, explorando temas como estrelas, planetas e constelações. A estrutura itinerante possibilitou que muitos visitantes tivessem, pela primeira vez, contato com projeções realistas sobre o universo, uma ferramenta poderosa com o auxílio da tecnologia educacional.

 

Andressa Barros, de 12 anos, visitante da ação social, observava o planetário da sala enquanto fazia uma limpeza de pele. Assim que finalizou a sessão de beleza, a pequena foi explorar o universo com seus próprios olhos. Encantada e ansiosa, a estudante afirmou que nunca havia presenciado algo tão revelador.

 

 

“Eu achei impressionante, parecia que o universo estava bem pertinho de mim. O universo é muito grande”, contou, ainda surpresa ao deixar o planetário.

 

O projeto “Astronomia no Meio do Mundo”, coordenado pela Setec, é uma inovadora ferramenta pedagógica. As sessões são cuidadosamente elaboradas com base nos princípios da Nova Educação, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar. Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

 

A iniciativa social “Cepajob em Ação”, incluiu serviços de emissão de documentos, orientação para o mercado de trabalho, atendimentos de saúde, oficinas de empreendedorismo, atividades culturais e recreativas. A programação teve como objetivo principal aproximar a população dos serviços públicos e fortalecer a inclusão social por meio da educação e da cidadania.

 

A Escola Estadual Quilombola Lagoa dos Índios, localizada no bairro Goiabal, em Macapá, foi uma das principais beneficiadas pela ação. Rebeca Yasmin Carvalho, de 12 anos, contou que sua parte favorita no “Cepajob em Ação” foi visitar o planetário. Ela relatou ter ficado impressionada e até assustada com as projeções realistas dos anéis de Saturno.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade