Nota 10

Planetário móvel que ensina astronomia chega em Itaubal

Ao todo, foram contempladas oito escolas durante primeira etapa da ação. Expectativa é que projeto percorra outros municípios durante o ano


 

O universo chegou mais perto dos estudantes de Itaubal com o projeto ‘Astronomia no Meio do Mundo’, uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual. A primeira etapa da atividade, coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), em parceria com a Prefeitura de Itaubal, iniciou na sexta-feira, 5, contemplando cerca de 956 alunos em oito escolas públicas.

 

Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações.

 

 

“Ao promover esse contato, a gente espera estimular o interesse dos visitantes sobre os fenômenos da astronomia. O planetário móvel amplia o conhecimento científico dos amapaenses”, explicou o gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec, Josirlan Afonso.

 

O céu pode até parecer longe, mas para os alunos de Itaubal, ele esteve ao alcance das mãos, e principalmente dos olhos, que agora veem o mundo com um brilho diferente. Para muitos, como o pequeno João Lucas, de 10 anos, é a primeira vez presenciando algo tão grandioso.

 

“Eu nunca pensei que o universo fosse tão imenso, eu vi a Terra de perto. Agora eu com certeza quero ser astronauta, parece ser incrível!”, contou Lucas, animado.

 

A proposta é estimular a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, contribuindo para um ensino mais dinâmico e conectado com o mundo atual. A expectativa é que o Planetário Móvel percorra outros municípios ao longo do ano, promovendo uma verdadeira viagem pelo conhecimento astronômico para milhares de crianças e adolescentes.

 

 

“Acreditamos que despertar o interesse pela ciência desde cedo é fundamental para a formação de cidadãos mais críticos e preparados para os desafios do futuro. O planetário é uma porta de entrada para esse universo de possibilidades”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Andrade.

 

O projeto faz parte do Plano de gestão do Governo do Amapá, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

 

Mais do que um espetáculo visual, o Planetário Móvel é uma poderosa ferramenta pedagógica. As sessões são cuidadosamente elaboradas com base nos princípios da Nova Educação, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar. Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade