Nota 10

Praia de Fazendinha atrai veranistas na abertura do Macapá Verão 2016

As opções de cardápio são variadas, tendo como atrativos principais uma variedade de peixes e camarão, defendidos pelos amapaenses como os melhores das regiões do país. Os proprietários das casas à beira-rio transformam suas garagens e calçadas em restaurantes e bares de temporada, garantindo assim renda extra neste mês de julho. Para quem vem de fora não dá para sair de Macapá sem provar essas delícias locais.


Fazendinha foi o destino de milhares de pessoas na abertura do Macapá Verão 2016. No domingo, 10, a programação cultural e esportiva diversificada preparada pela Prefeitura de Macapá atraiu os veranistas. Toda a extensão da praia foi ocupada. Nos balneários do Curiaú e Jandiá também houve programação, mas com som mecânico e serviços.

Nesta época, comerciantes e moradores da Fazendinha se preparam para receber os veranistas. Familiares e grupos de amigos juntaram-se em frente ao palco para curtir as atrações culturais; crianças e jovens “pintaram” o céu com pipas multicoloridas; a arena de esportes foi disputada por equipes de voleibol e futebol; mamães colocaram o “bronze” em dia, enquanto a molecada aproveitava para correr, brincar na areia e se refrescar com muita diversão, com o banho de esguicho do carro-pipa, posicionado ao lado da concha acústica; teve quem trouxe rede e a armou nos quiosques para fazer dormir os bebês de colo. Valeu de tudo para ficar à vontade e não perder a domingueira.

As opções de cardápio são variadas, tendo como atrativos principais uma variedade de peixes e camarão, defendidos pelos amapaenses como os melhores das regiões do país. Os proprietários das casas à beira-rio transformam suas garagens e calçadas em restaurantes e bares de temporada, garantindo assim renda extra neste mês de julho. Para quem vem de fora não dá para sair de Macapá sem provar essas delícias locais.

Mas praia é espaço também para a famosa “farofada”. E é assim que muitas famílias optam por frequentar a Fazendinha, a um custo abaixo e sem perder a festa. “Acordei cedo, preparei a comida, o marido foi comprar as cervejas, biscoitos e refrigerante para as crianças e viemos. Chegamos cedo e só voltaremos para casa à noite. Todo ano é assim, a gente espera o Macapá Verão para se juntar. O que faltar, a gente compra por aqui”, contou a dona de casa Carla Pinto.

Contente também ficou o vendedor Fábio Dias, um dos empreendedores da feirinha de artesanato, montada no calçadão da praia com o apoio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir). Com o forte calor, beirando a sensação térmica de 30 graus, os óculos e bonés de sua barraquinha venderam como água. “O movimento está muito bom, espero que continue sol o resto do dia para vender ainda mais”.

Aliás, a feirinha é apenas um dos serviços disponibilizados pela prefeitura. À frente da coordenação-geral do Macapá Verão estão a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e o Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). A Guarda Civil Municipal atuou com efetivo de mais de 70 homens e nenhum incidente grave foi registrado. A equipe da Semdec fez pesquisa junto aos bares para acompanhar as vendas. A CTMac ajudou no ordenamento do trânsito e também levou o projeto Transitarte, que fez a alegria dos veranistas. A Semam distribuiu sacolas para acondicionar lixo e ficou de olho nos banhistas.

Em outra frente, a Semsa reforçou o número de profissionais na UBS Pedro Barros Monteiro, onde também não houve registro grave. A Semduh, por sua vez, atuou com uma grande equipe que manteve o ordenamento dos empreendedores. Além disso, a prefeitura ainda contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. E toda essa estrutura logística e de parceria resultou numa domingueira alegre e com segurança garantida.

O Macapá Verão terá continuidade ao longo de julho, porém, com estrutura reduzida. As domingueiras continuarão ocorrendo nos balneários da Fazendinha, Jandiá e Curiaú, mas com prestação de serviços e som mecânico. As programações culturais serão concentradas as quintas-feiras, nas areias da Fazendinha, com o palco móvel do projeto Estação Lunar, que inicia nesta quinta, 14, a partir das 19h.


Deixe seu comentário


Publicidade