Prefeitura de Macapá construirá praça em homenagem aos povos tradicionais
Localizada na rodovia Josmar Chaves Pinto, no bairro Jardim Marco Zero, a praça será construída no espaço de 1.339,30m² e ganhará um monumento de mais de 17 metros de altura com personagens representativos tradicionais
Nesta quinta-feira (22), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assina ordem de serviço para construção de um espaço público em homenagem aos povos do meio do mundo. Localizada na rodovia Josmar Chaves Pinto, no bairro Jardim Marco Zero, a praça será construída no espaço de 1.339,30m² e ganhará um monumento de mais de 17 metros de altura com personagens representativos tradicionais.
A área delimitada para reforma possui amplo espaço verde, acessibilidade e espaços multiusos. Conforme projeto arquitetônico e paisagístico, a proposta de construção apresenta os seguintes espaços: área verde, paisagismo e equipamentos, incluindo um monumento. O entorno do local terá calçadas e área verde.
O investimento é de R$ 2.085.659,50 milhões do Tesouro Municipal. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) estará à frente dos serviços.
MONUMENTO: POVOS MEIO DO MUNDO
O monumento “Povos Meio do Mundo” terá 17 metros de altura por 8 metros de largura e trará a representação de quatro personagens representativos do cenário Tucujú: indígena, negro, caboclo e o ribeirinho.
A intenção da obra é valorizar o povo amapaense. O monumento será erguido em ferragem e coberto com placas cimentícias em relevo, trabalho desenvolvido por uma equipe de 15 artistas amapaenses, sob a coordenação do artista plástico J. Márcio.
Os quatro povos representados estarão unidos e agregados ao obelisco das memórias. Cada parede do obelisco estará disposta como um grande mosaico, onde será contada a história, tradições, costumes, crenças, mitos, lendas, culinária e religiosidade, através de alto relevos incorporados em cada placa.
Deixe seu comentário
Publicidade