Nota 10

Procurador de justiça lança livro sobre manipulação da sociedade

Marcio Sergio Christino escreve ‘Pós-verdade e Fake News’; obra já está no mercado pela Matrix Editora


 

Douglas Lima
Editor

 

Uma obra literária que  aumenta o conhecimento acumulado sobre manipulação de massa ao longo do tempo e suscita debates e meditações sobre a moderna expressão fake News, cujo significado vem de muito tempo, tamanha é a convivência da humanidade com a falsa informação, a mentira, as inverdades.

 

A obra que trata do assunto é ‘Pós-verdade e Fake News – Como técnicas de psicologia e de comunicação são usadas para manipular o mundo’, autoria do procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo, Marcio Sergio Christino. O título é publicado pela Matrix Editora e pode ser adquirido ao preço de R$ 78 em livrarias e no site www.matriediora.com.br.

 

O autor Marcio Christino falou sobre Pós-verdade e Fake News, na manhã desta sexta-feira, 15, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9). Ele destacou que na obra prefere não citar exemplos de manipulações sobre a sociedade ocorridos no Brasil, registrando que essa prática força as pessoas a fazerem coisas que não querem, e aceitar coisas que não aceitariam.

 

 

Marcio Christino também destacou que o livro apresenta técnicas de psicologia e de comunicação como verdadeiras ferramentas para controlar e influenciar a sociedade. Para ele, mais do que ampliar a desinformação, as falsas notícias podem resultar numa mudança de crenças, semelhante às conversões religiosas, e provocar mudanças no comportamento das pessoas, induzindo estresse e medo para moldar atitudes.

 

Uma apresentação de Pós-verdade e Fake News diz o seguinte: “Munidos desse contexto histórico e cientes das estratégias desonestas, os leitores terão novas perspectivas sobre temas como o conflito Israel-Palestina, a invasão russa na Ucrânia, as tensões entre EUA e China e a explosão de movimentos ultradireitistas no mundo. O uso da internet e das redes sociais em um contexto de guerra de informações também são explorados, garantindo uma base sólida para maior desenvoltura em debates e conversas cotidianas”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade