Professores de Teatro lançam o livro “Norteando Experiências em Acessibilidade Cultural”
Publicação é produto do evento “I Norte de Arte Acessível”, realizado entre os dias 24 e 27 de abril deste ano
Foi publicado o livro “Norteando Experiências em Acessibilidade Cultural”, organizado pelos docentes Profa. Dra. Adélia Carvalho, Profa. Dra. Adriana Moreira, Prof. Dr. Emerson de Paula e Prof. Dr. Flávio Fonseca, do curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A obra está disponível gratuitamente no link AQUI.
O texto é resultado do “I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica”, que ocorreu no período de 24 a 27 de abril de 2024. O evento foi realizado de forma conjunta entre a Unifap, Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Instituto Federal do Amapá (Ifap) e contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para o Prof. Dr. Emerson de Paula, um dos organizadores do livro, a publicação é o resultado de um trabalho árduo, feito pelo curso de licenciatura em Teatro, junto com o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos” (Necid).
“Essa publicação está mostrando a participação do Amapá na discussão de acessibilidade do país, onde já estamos catalogando várias ações que tem no Amapá, outras que estão se produzindo a partir da Universidade. Então esse momento é muito importante para o registro de ações de acessibilidade no Amapá, mas também para que a gente possa dialogar, produzir conhecimento sobre a área temática, dando visibilidade ao nosso estado, com nossa produção”, afirma Emerson.
Segundo os autores, a obra “pretende dialogar com entidades e instituições de ensino voltadas à formação docente em Artes e à pesquisa em Acessibilidade Cultural na Educação em todo o país, norteando experiências, mas com limitações epistemológicas fluidas”.
Sobre o I Norte de Arte Acessível
O “I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica” buscou problematizar a formação em acessibilidade cultural no ensino superior e sua aplicação pedagógica, em espaços diversos, com ênfase na Região Norte, a partir do estado do Amapá.
O evento teve três momentos: Seminário Temático, Oficinas de Formação e Mostra Artística. O “Amapá Cena Acessível” se configura como o primeiro Festival de Artes da Cena e Acessibilidade Cultural do Estado do Amapá e se configura como a programação cultural do evento.
A programação contou com recursos de Libras, audiodescrição, sinalização facilitada e monitoria de recepção informativa e foi uma das ações comemorativas dos 10 anos de criação do Curso de Licenciatura em Teatro da Unifap.
Deixe seu comentário
Publicidade