Programação com apresentações artísticas marca Dia Internacional da Síndrome de Down
Programação com apresentações artísticas marca Dia Internacional da Síndrome de Down
Sorrisos, palmas e descontração marcaram o “Sarau da Inclusão” em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, no Centro Educacional Raimundo Nonato, no bairro Buritizal. A programação ocorreu nesta sexta-feira, 22. A comunidade escolar celebrou a data com música, poesia, dança, apresentações artísticas dos estudantes e show de talentos.
A técnica em enfermagem, Cléo Silva, 52 anos, cuida e acompanha o seu irmão José Silva, de 51 anos, que possui Down e estuda no Centro Raimundo Nonato há dois anos. Ela conta que ele é uma atração na casa e, apesar das limitações, proporciona momentos felizes, especialmente para sua mãe, de 72 anos.
“O José é a alegria da casa, mas é preciso respeitar o momento dele. Aprendemos a cuidá-lo e a driblar o preconceito com diálogo e informação”, explicou Cléo.
No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, os estudantes do Centro Raimundo Nonato ganharam um dia de lazer e diversão. Eles e seus responsáveis tomaram banho de piscina, brincadeiras e lanche na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
O Centro Raimundo Nonato possui 450 estudantes com diversas necessidades especiais e 35 com Síndrome de Down. A escola desenvolve atividades pedagógicas e atendimento clínico, nos períodos da manhã e tarde.
A programação faz parte do Projeto Síndrome de Down Celebrando a Vida, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação Especial (Nees). A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.
Deixe seu comentário
Publicidade