Nota 10

Projeto de Escola Municipal de Macapá é selecionado para XIV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí, em Belém

Estudantes da escola municipal O Pequeno Príncipe desenvolveram projeto com intuito de facilitar o entendimento das crianças sobre o sistema solar


 

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) O Pequeno Príncipe, localizada na área central de Macapá, foi uma das finalistas da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FECTIMAC), no ano de 2022, com o projeto “Astronomia na Educação Infantil: uma viagem pelos planetas do sistema solar”, e este feito credenciou a escola para participação na categoria Educação Infantil, na XIV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí – MCTIA, que acontece de 20 a 24 de novembro, em Belém (PA). A Mostra é conhecida internacionalmente e celebra a inovação e a sustentabilidade na educação.

 

Participam da mostra em Belém, as estudantes Maria Isis Palheta e Marina Flor Palheta, ambas de 7 anos, acompanhadas da orientadora professora Marciléia Lopes e da co-orientadora professora Edilei Azevedo. A ideia das meninas, com o projeto, é facilitar para as crianças, o entendimento do sistema solar de uma forma lúdica e divertida.

 

 

Pensando em preparar as estudantes para a apresentação do projeto na mostra, a diretora Neize Cunha reuniu na escola, na manhã deste sábado (18), toda a equipe envolvida, incluindo as mães das meninas, para alinharem possíveis pendências e passar segurança às alunas.

 

“É importante que as meninas estejam cientes do nosso total apoio em relação à participação delas nessa mostra. A escola toda está orgulhosa e torcendo pelo sucesso na apresentação”, disse a diretora.

 

A secretária de educação do município, Monick França, participou do encontro e ressaltou a importância de se instigar a criatividade das crianças no ambiente escolar no que diz respeito às ciências e tecnologias. “É sempre gratificante vivenciar momentos como este, de conquista pelos feitos de nossos alunos. A escola é um espaço de aprendizado, descobertas e experimentações. Estão todos de parabéns pela conquista”, disse a secretária.

 

As mães das alunas estavam mais ansiosas que as filhas e falaram do orgulho em ver as meninas seguindo o caminho da educação com entusiasmo e comprometimento.

 

“O sentimento é de orgulho da minha filha, porque ela sempre teve facilidade de comunicação e é instigada constantemente pela curiosidade de saber das coisas”, disse Samylle Palheta, mãe da pequena Maria Isis.

 

Por sua vez, Fabíola Palheta, também muito orgulhosa de sua filha, Marina Flor, falou da participação da estudante numa mostra fora do estado. “É um sentimento de gratidão que sinto, pela minha filha ser essa pessoa dedicada nos estudos, e também pela oportunidade de vê-la representando o nosso município, fora daqui”, enfatizou.

 

Para finalizar o encontro, as meninas fizeram uma breve apresentação do projeto aos presentes, dando destaque para a utilização de sementes de açaí para a representação do sistema solar, o que deu ao trabalho físico, características sensoriais e regionalizada.

 

 

Os projetos classificados receberão credenciais para participação em outras mostras nacionais e internacionais.

 

Mais sobre a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA)

 

A Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) é um evento científico internacional que reúne pessoas de todas as idades que desenvolvem pesquisa e projetos no âmbito escolar, seja ele em escolas públicas, privadas ou instituições de pesquisa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade