Projeto ‘Escola Amiga dos Animais’: Crianças são orientadas sobre cuidado com pets
Ação da Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal iniciou nesta quarta-feira, 26, e é voltada para alunos do 1º ao 5º ano
O Projeto ‘Escola Amiga dos Animais’ orienta as crianças amapaenses sobre os cuidados com os pets para que os pequenos compartilhem o aprendizado com suas famílias e nas comunidades onde vivem. A Secretaria de Estado de Bem-Estar Animal deu início à ação na quarta-feira (26) na Escola Estadual Coelho Neto, em Macapá, com uma palestra sobre adoção responsável.
A médica veterinária Luciane Menegolo também conversou com os pequenos sobre os temas ligados aos animais: seus direitos; cuidados com a alimentação; higiene; socialização animal.
O projeto-piloto é voltado aos alunos do 1º ao 5º ano e conta com a presença da mascote da secretaria, a cadela Pururuca, da raça golden. Ela foi adotada após passar por momentos de negligência e maus-tratos. A ação marca o Abril Laranja, mês de combate à crueldade animal. “Um dos assuntos que o projeto traz para as crianças é a posse responsável dos animais, explicando a eles sobre a responsabilidade de cuidar e tratar bem seu bichinho de estimação”, explicou Luciane.
A criançada aproveitou a oportunidade para tirar suas dúvidas e falar um pouco sobre seus pets, a exemplo da pequena Ana Clara Abreu, 9 anos, que é apaixonada por animais. “Eu tenho 10 gatos e 2 cachorras em casa e achei muito importante essa palestra, deu para aprender um pouco mais sobre os cuidados que devo ter com os meus bichinhos, principalmente com a alimentação e a saúde deles”, disse a estudante Ana Clara.
O objetivo é estender a iniciativa para as demais escolas do estado, com palestras e ações voltadas para o bem-estar animal. “Começou hoje, mas vai acontecer ao longo de todo o ano, porque a nossa proposta é que as crianças sejam multiplicadoras desse conhecimento, levando a informação para a casa, para os seus pais e familiares”, destacou a secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro.
Deixe seu comentário
Publicidade