Nota 10

Projeto incentiva leitura com participação da família

O projeto ‘Sacola Viajante’ terá início em agosto, quando as aulas retornarem


 

Na Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos da manhã e da tarde, serão os protagonistas do projeto de leitura “Sacola Viajante”, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade das crianças. É fundamental a participação da família nesse processo de aprendizagem, onde os pais ou responsáveis atuam como mediadores entre o filho e os livros.

 

A alfabetização na idade certa é um dos maiores desafios relacionados à aprendizagem enfrentados pelas instituições de ensino. Alunos que não estão alfabetizados apresentam dificuldades no desenvolvimento de conhecimentos nas séries iniciais e em sua formação como cidadãos. Com base nessa premissa, o projeto enfoca a importância de ouvir histórias e ter contato com os livros desde a infância.

 

As crianças receberão suas sacolas viajantes e as levarão para casa na sexta-feira, devendo retornar com elas às escolas na segunda-feira. Durante esse período, os pais interagem com os filhos, ouvindo ou lendo historinhas, caso a criança ainda não saiba ler. Após a leitura, a criança deve expressar sua opinião sobre a história por meio de desenhos, pinturas ou escrita, e compartilhar os acontecimentos do livro na sala de aula.

 

A sacola viajante contém diversos materiais, incluindo quatro opções de livros escolhidos pela criança, uma pasta-catálogo com fichas de leitura, folha para registro, estojo com lápis de cor e de escrever, borracha e apontador.

 

O projeto terá início em agosto, quando as aulas retornarem ao prédio recém-reformado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade