Quatro livros serão lançados pela editora amapaense ‘O Zezeu’ na Folia Literária Internacional 2024
Programação que incentiva o mercado editorial e reúne autores e leitores em Macapá segue até domingo, 10
A Folia Literária Internacional 2024, inicia nesta quinta-feira, 7, no Parque do Forte, na orla de Macapá. Durante o evento, o Governo do Estado lançará quatro livros pela editora amapaense O Zezeu, que nasceu com a ideia de divulgar a literatura produzida no Amapá.
Na abertura, serão lançadas as obras “Escrita Criativa – Contos e Poemas” e “Varal de Poesia 2023”, publicações que revelam e mostram ao público novos talentos da poesia e da literatura regional, frutos da Folia Literária 2023. A programação ocorre às 18h, no estande dos homenageados Maria Helena Amoras e Fernando Canto.
Também no estande dos homenageados, na sexta-feira, 9, às 18h, serão lançadas as reedições de “Duro Artefato”, de Ibis Amazonas, e “Simãozinho Sonhador e o ABC da Mulher”. A iniciativa é parte do Plano de Governo da gestão, que prevê a retomada da Folia Literária e a viabilização e incentivo da publicação e reedição de livros de autores amapaenses.
“A participação na Folia Literária Internacional do Amapá é um grande incentivo para nós. O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, está fomentando e fortalecendo o mercado editorial no estado, que ainda está em formação”, frisou a escritora e sócia da editora O Zezeu, Lulih Rojanski junto ao jornalista Silvio Carneiro.
Com sete meses de atividade, O Zezeu já conta com 24 publicações, incluindo autores como Bruno Muniz, Zé Miguel, Tiago Quingosta, Patricia Andrade e Alcinéa Cavalcante. Na Folia Literária Internacional do Amapá, serão lançadas 17 obras, entre elas, o primeiro livro de poemas de Zé Miguel, “Pela primeira vez”.
“Começamos a procurar editoras e gráficas locais para publicar. Não encontramos, então decidimos criar nossa editora, conseguimos o contato de uma gráfica em São Paulo e foi uma surpresa ver que, mesmo com o frete o custo dos livros ficava muito mais em conta”, ressaltou Carneiro.
A editora passou a ser a única no Amapá que trabalha com padrão internacional de editoração e qualidade gráfica, além de distribuição dos livros para todo o Brasil, por meio de uma rede formada pelos principais marketplaces.
“Estou muito alegre em poder declamar para os renomados Celso Viáfora e Zé Miguel, por exemplo, e em ser lembrado pelo Governo do Amapá para participar da Folia. Esse reconhecimento me engrandece e representa o trabalho literário que realizo há 10 anos no estado, pois publiquei quatro livros, participei de diversos saraus, eventos e festivais de poesia”, ressaltou o escritor goiano, que adotou o Amapá desde os anos 90, Bruno Muniz. Ele lançará na sexta-feira, 8, às 19h, durante a Folia Literária, seu primeiro romance, “Emília”.
Deixe seu comentário
Publicidade