Relações históricas nas fronteiras é tema de I Congresso Internacional nas Fronteiras da Amazônia da Unifap
Programação ocorre de 4 a 7 de março e conta com diversos minicursos gratuitos
O Grupo de Estudos Coloniais Amazônicos (Gescam), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realiza o I Congresso Internacional nas Fronteiras da Amazônia de 4 a 7 de março de 2024. São ofertadas 200 vagas para diversos minicursos gratuitos no evento.
As inscrições estão abertas, e podem ser feitas por meio do link: https://abre.ai/iXBP.
O congresso abordará as relações históricas desenvolvidas nas fronteiras amazônicas desde o período colonial até o pós-colonial, como as missões jesuítas, escravização de povos ameríndios e reorganização dos territórios indígenas.
Haverá a participação de professores e pesquisadores de outras universidades brasileiras e instituições de ensino do Reino Unido e Argentina.
Os minicursos vão abordar temáticas como: “O espaço e agência indígena colonial na cartografia”, “Amazonas, fronteiras e viagens pela costa setentrional do Grão Pará” e “Alteridades en la Europa Medieval”.
O coordenador do evento, Prof. Dr. Paulo Cambraia, destaca que o projeto pode contribuir com várias áreas de ensino. “É um projeto interdisciplinar que discute com várias outras áreas das ciências humanas: geografia, antropologia, letras, relações internacionais, estudos de fronteiras”, detalhou o coordenador.
A iniciativa é promovida pela Universidade Federal do Amapá, em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Programa de Pós-graduação em História (PPGH/Unifap), e tem apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep/AP).
Deixe seu comentário
Publicidade