Nota 10

‘Sábado do Mastro’ celebra o Ciclo do Marabaixo em Macapá

Evento começa pela manhã e se estende o dia todo


 

No próximo sábado, 4, a cidade de Macapá se prepara para mais um importante ritual dentro do secular ciclo do marabaixo. Este evento, que está inserido no calendário litúrgico da igreja católica, promete reunir os tambores e as cantorias da Favela em uma cerimônia marcada por tradição e fé.

 

A partir das nove horas da manhã, os participantes se deslocam às matas do Quilombo do Curiaú para a retirada do mastro, em um ritual conhecido como “corte do mastro”. Este momento especial contará com a participação do grupo Berço do Marabaixo, bem como de integrantes de todos os grupos envolvidos no ciclo. O “corte do mastro” simboliza o encontro e a união de todos os festeiros do tradicional ciclo do marabaixo.

 

 

Após a simbólica cerimônia, os festeiros, convidados e integrantes do grupo Berço do Marabaixo se reunirão para um almoço. Em seguida, no turno da tarde, um cortejo pelas ruas e avenidas do bairro será realizado para buscar o mastro no Terreiro Santa Bárbara, localizado no Santa Rita.

 

Durante o percurso, uma homenagem póstuma será prestada a Dona Daquita, uma tradicional marabaixeira que fazia parte de diversos grupos, incluindo Raízes da Favela, Associação Zeca e Bibi Costa, além do Berço das Tradições.

 

A chegada está prevista para as 17h, no Barracão da Tia Gertrudes. O ambiente será preenchido pelos sons das caixas e pelas cantorias do Marabaixo e prossegue até a meia-noite.

 

Os participantes e toda a comunidade presente serão agraciados com gengibirra e o tradicional caldo, em uma celebração que promete fortalecer os laços comunitários e manter viva a maior e mais autêntica manifestação cultural do Amapá que é o marabaixo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade