Segunda edição da Expo favela Innovation Amapá ocorre de 08 a 10 de agosto, no Sebrae
Este ano, são esperados mais de cem participantes, entre expositores, artesãos, painelistas, além de cantores do cenário hip hop nacional
Considerada a maior feira de negócios de periferias do mundo, a edição estadual de Expo Favela Innovation 2024 acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto, no Centro de Exposições do Sebrae, no Laguinho, em Macapá. Este ano, são esperados mais de cem participantes, entre expositores, artesãos, painelistas, além de cantores do cenário hip hop nacional.
Para a presidente da Central única das Favelas no Amapá, (Cufa-AP), Alzira Nogueira, o objetivo do evento é dar visibilidade às iniciativas de inovação pensadas, desenvolvidas e produzidas nas favelas, assim como promover um palco de encontro com fundos de investidores, que possam acelerar esses empreendimentos.
“Esta é a principal proposta da Expo Favela Innovation Amapá, deste ano, porque, além de ser uma das maiores vitrines de negócio, cultura e empreendedorismo de favela do mundo, o evento, no Amapá, assume ainda um papel social importante, que é desassociar o estigma marginalizado, por vezes vinculado às periferias. É também onde se debate o combater ao racismo estrutural que afeta e prejudica milhares de pessoas todos os dias, Brasil afora”, considera Alzira.
Três dias de empreendedorismo, cultura e inovação
Ao longo de três dias, a Expo Favela Amapá vai proporcionar aos expositores e participantes palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, mentorias, shows, debates, cursos, intervenções artísticas, entre outras capacitações.
O evento é gigantesco e comportará dentro dele outros espaços, e eventos paralelos, onde todos terão a chance de buscar conhecimento, cultura e lazer. “Na Favela Literária, por exemplo, o visitante conhecerá as obras que a periferia produz, assim como lançamento de livros, bate-papo com escritores etc.”, relaciona a presidente da Cufa-AP.
Salão dos expositores
O salão principal do Centro de Exposições do Sebrae será o local onde os 40 expositores selecionados, dos mais de 500 inscritos neste ano, venderão suas ideias e modelos de negócios a potenciais investidores, que estarão circulando no espaço.
Desses 40 empreendedores, 10 serão selecionados, no último dia do evento, para participarem da etapa da Expo Favela Innovation Brasil, que acontecerá em São Paulo, em dezembro. Na etapa nacional, eles concorrerão, com centenas de outros negócios dos quatro cantos do país, ao título de melhor empreendimento de favela do Brasil e a um prêmio em dinheiro.
O detentor do título do ano passado, inclusive, é do Amapá e pertence à startup Mazodan, do empresário Michael Tavares. A ideia apresentada por ele, no ano passado, conquistou o Brasil. O produto criado pela startup foi considerado inovador pelos investidores: uma argamassa feita com matéria prima de resíduos deixados às margens do Rio Amazonas, barateando o material, tornando competitivo no mercado ao lardo de fabricantes multinacionais, e, portanto, tornando o sonho da casa própria cada vez mais possível ao público de baixa renda.
E são ideias como esta que os investidores, presentes na Expo Favela innovation buscam; produtos e serviços que trazem em seu modelo ne negócios, princípios inovadores e diferenciados, levando em conta conceitos como sustentabilidade, compromisso social e potencialmente escalonáveis.
Deixe seu comentário
Publicidade