Seminário Arte Afro: evento realiza mostra de teatro negro “Amapá Afro Cênico”
De 19 a 22, seis espetáculos serão apresentados gratuitamente no Espaço Cangapé, em Macapá (AP). Evento é uma das ações comemorativas dos 10 anos de criação da Licenciatura em Teatro da Unifap
De 19 a 22 de junho, o curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), promove a Mostra Amapá Afro Cênico, primeiro festival de teatro negro do Amapá. O evento faz parte da programação do “ArteAfro: Seminário de Epistemologias Afroreferenciadas nas Artes da Cena” e ocorrerá a partir das 19h30 no Espaço Cangapé, na capital amapaense. A entrada será gratuita, com a retirada de ingresso 1 hora antes do início de cada espetáculo.
“A programação artística surge como forma de potencializarmos as discussões sobre o Teatro Negro no Amapá, visibilizando grupos teatrais e produções cênicas que têm se dedicado ao fazer artístico afroreferenciado. Então teremos um momento de reflexão crítica com o Seminário conjugado com o momento de apreciação estética junto ao primeiro festival de Teatro Negro do Amapá, sendo Macapá a sede deste importante movimento”, explica o coordenador do seminário, Prof. Dr. Emerson de Paula.
Quatro grupos amapaenses de teatro se apresentarão nos quatro dias de evento [confira a sinopse de cada peça ao final da matéria]. A mostra de teatro inicia dia 19 de junho com os espetáculos “Flor do Bolão” e “Raízes do Gueto”, da Cia Cangapé. Dia 20 o público poderá ver “Ser a voz do meu filho”, do Grupo de Teatro Oju Mi, e “Memória Curandeira”, do Grupo de Teatro Experimental Andirobas.
O espetáculo “A Mulher do Fim do Mundo”, da Cia. Casa Circo, fará parte da programação da mostra no dia 21 de junho. E o Amapá Afro Cênico encerra dia 22 com “As Faces de Cristo”, da Cia Cangapé.
Arte Afro
A Mostra Amapá Afro Cênico faz parte da programação do evento “ArteAfro: Seminário de Epistemologias Afroreferenciadas nas Artes da Cena”, que ocorrerá de 19 a 22 de junho, com atividades virtuais e presenciais no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/arteafro/.
O evento é uma realização conjunta do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos (Necid), do curso de Teatro da Unifap, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Unifap), do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLet/Unifap), com co-realização do Instituto Federal do Amapá (Ifap), da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e parceria do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPGCen/UNB) e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA).
O seminário é uma das ações comemorativas dos 10 anos do curso de Licenciatura em Teatro da Unifap e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mostra de teatro negro “Amapá Afro Cênico”, de 19 a 22 de junho, às 19h30, no Espaço Cangapé (R. Setentrional, 241, bairro Araxá, Macapá-AP). Aberto ao público em geral. Entrada franca, com a retirada de ingresso 1 hora antes do início de cada espetáculo.
Deixe seu comentário
Publicidade