Sessão na Alap celebra 50 anos do Centro Cândido Portinari
A propositura reuniu profissionais e alunos que construíram a história da instituição por onde passaram nomes expressivos da arte e cultura amapaenses
Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Amapá na manhã de segunda-feira (19) o Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari foi homenageado por ocasião da passagem de seus 50 anos de criação. A propositura, de autoria do deputado estadual Roberto Góes (União), também responsável pelo Projeto de Lei que transformou a antiga escola Cândido Portinari em Centro de educação, no ano de 2008, reuniu profissionais e alunos que construíram a história da instituição por onde passaram nomes expressivos da arte e cultura amapaenses.
Fundada em 20 de junho de 1973 pelo artista plástico Raimundo Braga de Almeida, o R.Peixe, o Centro tem contribuído, em décadas de existência, para difusão, aprimoramento e excelência técnica das artes visuais no estado. Para o autor do requerimento, o momento é um marco histórico da cultura estadual dada a relevância de se manterem vivas as artes e também por seu importante papel na formação de novos artistas.
“É muito importante vivermos isso; convivo com vários artistas de renome nacional e internacional. São 50 anos de muita história que serão comemorados com a entrega, ainda esse ano, do novo prédio do Cândido Portinari, essa solenidade é de grande importância para mim, como parlamentar, para os profissionais que lá atuam e para toda a sociedade”, afirmou Roberto Góes.
José Edivan Nunes Boiba, atual diretor do Centro falou sobre a emoção de receber a homenagem. “É uma grande felicidade para todos nós estarmos participando de um momento como esse em que se celebra cinco décadas do Centro que já formou e ainda formará tantos artistas de nossa região”, pontuou ele.
Durante a Sessão foram entregues moções de aplauso a diversas personalidades que fazem parte da trajetória do Centro: Ivan Amanajás, ex-professor da instituição e autor de diversas exposições no Amapá e no Brasil; Cristina Barbosa, pedagoga, representando os ex – diretores do Centro; Jamesson de Carvalho, licenciado em Artes Visuais representando os professores do Centro Portinari; José Edivan Boiba, atual diretor do Centro e Carla Marinho, ex-aluna e atual professora do Centro Portinari representando os atuais e ex-alunos da instituição.
In memorian receberam homenagens o artista plástico R.Peixe, fundador do Centro, representado por seu filho, Sidney de Souza; Grimualdo Barbosa, professor e escultor amapaense, representado pela filha, Liliane da Costa Barbosa e Gibran Santana, importante mestre e artista plástico, representado pelo senhor Wagner Ribeiro.
Atualmente, o Cândido Portinari oferece 7 cursos técnicos e 6 de qualificação profissional e atende uma média de 500 alunos ao ano. A perspectiva é de, após a entrega do novo prédio, ofertar o dobro de vagas.
Também participaram do evento a secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro; a sub-defensora pública geral do Amapá, Elena de Almeida Rocha; o coordenador de ação e difusão cultural da Secult, Eduardo Canto; o vereador Cláudio Góes (União); o coordenador de Ciências Humanas e Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Macapá, Ronne Franklin e o vice governador do Estado ,Teles Júnior.
Deixe seu comentário
Publicidade