Setor de gastronomia projeta bons negócios com a folia do carnaval
A Abrasel, Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares projeta que o setor de alimentação fora do lar vai crescer

Cleber Barbosa
Da Redação
O Carnaval deste ano promete ser um período de grande movimentação para o setor de bares e restaurantes, com 69% dos empresários prevendo um aumento no faturamento. Mesmo com o cenário positivo, muitos estabelecimentos estão adotando uma abordagem prudente: 67% decidiram não contratar funcionários temporários, preferindo trabalhar com suas equipes atuais.
“O setor de alimentação fora do lar no Amapá continua forte, gerando muitos empregos e operando com crescimento nas vendas, inclusive. Entretanto, os lucros estão cada vez menores por conta do aumento de preços dos insumos do setor, estancando a geração de empregos, mesmo com o mercado aquecido”, avalia o presidente da Abrasel no Amapá, o turismólogo Sandro Belo.
A inflação também impacta o setor. Com o aumento nos custos operacionais, 29% dos estabelecimentos não estão conseguindo repassar os valores ao consumidor. Além disso, o nível de endividamento segue alto, 29% das empresas têm pagamentos em atraso, principalmente de impostos federais, estaduais e empréstimos bancários.Com resiliência e planejamento, os bares e restaurantes estão prontos para aproveitar as oportunidades que o Carnaval trará.
Onda de calor
O Carnaval também coincide com o período em que a maior parte do Brasil estará no verão, ainda mais com a terceira onda de calor deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões sudeste, sul e centro-oeste já estão sofrendo os primeiros impactos. Com as previsões indicando alta nas temperaturas e alertando para os riscos desta nova onda de calor, bares e restaurantes se tornam um refúgio para os brasileiros que buscam se refrescar. Dados da Abrasel apontam que, com o crescimento dessa demanda, o faturamento dos negócios de alimentação fora do lar pode aumentar em até 15%.
Deixe seu comentário
Publicidade