Nota 10

Simpatia da Juventude é campeã do 6º Forrozão do ‘Primo Sebastian’ e vai disputar competição nacional

Durante dois dias de festival, 13 grupos juninos disputaram a vaga da seletiva que acontecerá em Sergipe


 

A Cidade Junina montada pelo Governo do Amapá para o Arraiá do Povo, no Parque de Exposições da Fazendinha, vibrou com o brilho e as performances das quadrilhas que encerraram as apresentações do “6º Forrozão do Primo Sebastian”, na quarta-feira, 26. Após 13 apresentações em dois dias, a competição elegeu campeão o grupo “Simpatia da Juventude”, que vai representar o Amapá no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas.

 

O grupo, uma quadrilha tradicional do bairro Laguinho, trouxe para o público o tema “Sankova”, com 24 pares de dançarinos, marcador e miss, além dos casais destaque, caipira e de noivos. As alegorias e trajes traziam cores vibrantes de laranja e verde que, em contraste com o preto, encantaram o público presente.

 

A sabedoria ancestral Sankofa relembra a importância de aprender com o passado para moldar um futuro mais sábio. O símbolo incentiva a reconexão da história e herança cultural, especialmente para as comunidades da diáspora africana, como a afro-brasileira. A presidente do quadrilha Simpatia da Juventude, Marcela Drielly, revelou que esse foi o melhor presente que o grupo poderia ganhar em comemoração aos seus 30 anos de história.

 

 

“São três décadas de dedicação e amor pela arte junina, que representa cultura e resistência. Comemoramos essa vitória e pretendemos representar o Amapá com a mesma garra e persistência”, declarou Marcela. A segunda melhor quadrilha eleita foi “Estrela do Norte”, do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, e o terceiro lugar ficou com a quadrilha “Explode Coração”, do município de Santana.

 

O segundo lugar trouxe o tema “A Voz da Arte Nordestina”, com referências à arte da Região Nordeste. Entre os destaques, está a xilogravura, estilo de desenho usado na literatura de cordel, e o trabalho do Mestre Vitalino, ceramista, artesão e um ícone da cultura pernambucana. Já o terceiro lugar, que ficou com a quadrilha “Explode Coração”, trouxe o tema “Sertão do bem e do mal, chuva de honestidade para a seca da maldade”, com o intuito de representar a período colonial, a seca da região e a história popular do cangaço, dando destaque aos personagens de Lampião e Maria Bonita.

 

 

O “Forrozão do Primo Sebastian” é coordenado pela Federação de Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap). Além deste evento, o Arraiá do Povo reúne o “Festival Junino Sandro Rogério” e o Arraiá no Meio do Mundo. A quadrilha vencedora irá competir no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas, que acontecerá na cidade de Aracaju, localizada em Sergipe. As premiações locais acontecem nesta quinta-feira, 27, após o Show nacional da Banda Fulô do Mandacaru.

 

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com 12 dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios do Amapá. A programação recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade