Solidariedade conta lenda e história em torno da paixão pelo jacaré, símbolo da escola de samba
O enredo ‘Jacaré: a Lenda, História e Paixão’ vai mergulhar na simbologia e mitologia do mascote no dia 10 de fevereiro
“Dá licença, que lá vem o jacaré com samba no pé”. Na série especial do Carnaval 2024 do Governo do Estado, a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade se destaca ao mergulhar nas profundezas da simbologia e mitologia do mascote considerado o “imperador do samba” da agremiação carnavalesca há 40 anos.
Com o enredo “Jacaré: a Lenda, História e Paixão”, a “Soli”, como é carinhosamente conhecida, será a segunda escola a se apresentar no dia 10 de fevereiro na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, em Macapá.
Em meio a ritmos contagiante e cores vibrantes, o desfile vai mesclar arte, cultura e tradição, com referências ao desenho animado “Pica-Pau” e a “Cuca”, personagem notável do folclore brasileiro, transportando o público para um universo mágico e vivo ao contar a história de um dos animais mais antigos do planeta.
A lendas amapaenses contam que o jacaré passava pelos canais e áreas de ressaca dentro da cidade e nos arredores dos bairros centrais de Macapá, para se entocar debaixo das pontes de um lugar antes conhecido como “Jacareacanga”, que atualmente é o bairro Jesus de Nazaré, onde se localiza a sede da Solidariedade.
“É impossível ver a Solidariedade no Sambódromo sem esperar o jacaré, pois a ligação dele com a escola é lendária, histórica e revestida de muita paixão. Essa é uma homenagem da escola que carrega na bandeira o símbolo do animal estilizado com trajes de imperador portando uma coroa imperial sobre sua cabeça, significando virtude, autonomia e poder”, explica o presidente da agremiação, Jair Sampaio.
Outros carnavais
Fundada em 15 de janeiro de 1983, com uma equipe coordenada por Francisco Barriga Fortunato, a escola das cores verde limão, branco, e vermelho grená possui cinco títulos de campeã do carnaval do Grupo de Acesso.
A agremiação carnavalesca ainda não ganhou título no Grupo Especial em seus 40 anos de existência. Em 2023, a Solidariedade destacou nas alas e alegorias a temática levantada pelo enredo “Brasil – A Efígie da Omissão: Os Cinco Cavaleiros do Apocalipse”, que mostrou a crise política e o caos na gestão nacional da pandemia de Covid-19″.
Deixe seu comentário
Publicidade