Tjap expõe fotografias em homenagem aos serventuários da Justiça do Amapá
Acervo é da fotógrafa Letícia Lisboa, primeira fotógrafa com síndrome de down do Amapá contratada pelo Tribunal de Justiça
Em comemoração do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, e à inclusão social como valor fundamental da atual gestão, o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizou, na manhã de sexta-feira, 27, a exposição “Servidores do Judiciário do Amapá pelas lentes da fotógrafa Letícia Lisboa”. O acervo, com centenas de fotos que registram servidores, magistrados e jurisdicionados, durante atividades, consiste em fotografias executadas pela própria Letícia Lisboa, primeira fotógrafa com síndrome de down do Amapá contratada pelo Tjap, ao longo de um ano (ela ingressou no tribunal em outubro de 2022).
O secretário-geral do Tjap, Veridiano Colares, parabenizou a Secretaria de Comunicação pela iniciativa de realizar a exposição. “É um prazer fazer parte desse movimento. Faz vários anos que a inclusão social está evidente nos nossos projetos, desde o casamento comunitário às conciliações, nas jornadas terrestres e fluviais da Justiça Itinerante”, registrou.
“O nosso Judiciário tem um coração grande e que procura abraçar todo mundo. Então, assim, meus parabéns aos servidores do TJAP e à alta gestão por seu carinho com o tema da inclusão”, concluiu.
Segundo Bernadeth Farias, secretária de comunicação do Tjap, Letícia aprendeu bastante desde que ingressou na equipe, mas também ensinou muito. “Nos quesitos de empatia, amor, solidariedade, todos nós evoluímos muito com a chegada da Letícia aqui. A Letícia traz isso para dentro da Secom”, garantiu.
“Quero agradecer a cada um que está hoje aqui fazer um agradecimento muito especial à minha equipe, que também abraçou esse projeto e tem ajudado e contribuído muito para a evolução da Letícia como fotógrafa”, concluiu a gestora da Secretaria de Comunicação, Bernadeth Farias.
A chefe de Gabinete da Presidência, Regina Costa, enfatizou a generosidade dos dirigentes do Tribunal, “que acolheram a Letícia para que viesse para cá para desenvolver e evoluir nesse trabalho”.
“Registro um especial cumprimento e agradecimento, por sua grande generosidade, aos nossos dirigentes: o desembargador Rommel Araújo, que começou com esta iniciativa, e o desembargador Adão Carvalho, que também acolheu a ideia e deu continuidade”, concluiu Regina Costa.
A juíza auxiliar da Presidência do TJAP, magistrada Marina Lustosa, reputa de suma importância esse momento da exposição do trabalho que Letícia realizou no TJAP. “Os servidores vistos a partir da lente dela, uma lente sensível e diferenciada, sem dúvida”, ponderou.
“Ouvi dizer que a afetuosidade é o sentimento mais importante que deve permear uma relação humana e certamente essa afetuosidade traz com ela a empatia, a sensibilidade e o acolhimento, coisas que ensinamos e aprendemos diariamente com Letícia”, refletiu.
“Parabenizo a todos os servidores, eu que comecei como servidora e me sinto servidora ainda, pois o Tribunal foi meu primeiro emprego, o único e espero que seja o último. Então vamos comemorar esse dia”, concluiu a juíza.
Adélia Lisboa, mãe de Letícia, participou e assistiu emocionada toda a cerimônia. “É uma alegria tremenda estar aqui e ver toda essa atenção com minha filha. Meu coração salta de alegria porque a Letícia realizou um sonho e quando nós vemos nossos filhos felizes, principalmente quando é filho especial, nós ficamos numa alegria que não tem tamanho”, declarou.
“Meu vocabulário é pobre para expressar o tamanho da alegria e da gratidão do meu coração”, concluiu Adélia.
Desde que ingressou na equipe da Secretaria de Comunicação, Letícia Lisboa, que tem 26 anos, começou a receber treinamentos na área de fotografia e passou a contribuir com o registro de importantes momentos do Judiciário com seu olhar único.
Sua contratação foi realizada durante a gestão do desembargador Rommel Araújo, enquanto presidente do TJAP, que na época realizou uma grande ação de inclusão, resultando na contratação de 13 profissionais com deficiências por meio da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe).
Deixe seu comentário
Publicidade