Nota 10

Ueap outorga 110 alunos de 12 cursos do campus Macapá

Formandos em licenciatura e engenharia celebraram a conclusão dos cursos nesta sexta-feira, 28


 

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) celebrou nesta sexta-feira, 28, a formação de 110 novos profissionais, concluintes de 12 cursos ofertados no Campus Macapá. A cerimônia de outorga foi realizada em um espaço de eventos, no bairro do Beirol, e marcou o encerramento da trajetória dos acadêmicos na universidade.

 

 

“São alunos formados em licenciaturas e em diversas áreas de engenharias, que visam atender ao potencial produtivo do nosso estado. Então, a gente chega a esse momento de clímax do nosso atendimento às necessidades educacionais e sociais do Amapá, desejando extremo sucesso a cada um que hoje sai da condição de aluno e passa a ser um profissional, pronto para atuar com zelo, responsabilidade e amor nos seus ofícios”, destacou a reitora da Ueap, Katia Paulino.

 

Foram formados acadêmicos das turmas dos cursos de engenharias de Pesca, Produção, Agronômica, Ambiental e Química. Além de licenciaturas em Letras, Pedagogia, Ciências Naturais, Química, Música, Filosofia e Matemática, esta última, formando a primeira turma desde a sua implantação no campus Macapá.

 

Eugene Guedes, um dos novos matemáticos outorgados, relembra todos os desafios que enfrentou até chegar o momento de receber o canudo das mãos de seu coordenador de curso. A trajetória dele e de seus colegas na Ueap teve início em meio a pandemia de Covid-19, o que os obrigou a enfrentar todas as dificuldades do período, como as paralisações e as aulas a distância com os professores.

 

 

“Começamos nossas aulas em 2020, e duas ou três semanas depois, a pandemia começou, fomos uma turma guerreira, passamos por essa fase, superamos adversidades e quebramos essas barreiras. E além disso, somos pioneiros também, é uma satisfação grande deixar a nossa marca na Ueap”, relatou Eugene.

 

Turma com o maior número de formandos, o curso de Pedagogia teve 34 estudantes que conseguiram a graduação em licenciatura. A formanda Isabelle Barbosa disse estar ansiosa para exercer a profissão que tanto dedicou aos estudos e esforços nos últimos anos e que apresenta uma grande relevância para sociedade.

 

 

“Passamos por diversos estágios e eles serviram muito para que nós pudéssemos saber como seria dentro de sala de aula de fato. E assim, nós esperamos, com tudo que passamos, contribuir da melhor forma possível com a educação da nossa terra. E, claro, a universidade, os professores, os formadores foram extremamente importantes para esse processo”, revelou Isabelle.

 

Coordenador do curso de Licenciatura em Música, o professor Emanuel Cordeiro, acompanhou durante nove anos a trajetória dos seus, agora ex-alunos, e acredita que cada um contribuirá muito positivamente com a sociedade, através da prática de seus trabalhos.

 

“Esse é um momento histórico, temos alunos que desde 2015 estão batalhando para se formar. Então é um momento de muita alegria tanto para eles quanto para mim, pois me sinto parte dessa história, por ter acompanhado toda essa luta deles”, disse o professor Emanuel.

 

Os alunos outorgados em Macapá, somam-se aos formandos de Engenharia Agronômica e Licenciatura em Matemática do Campus Território dos Lagos, que celebraram as suas conclusões dos cursos na última sexta-feira, 21, no auditório da própria universidade, no município de Amapá.

 

Desde a criação em 2018, esta é a segunda formatura realizada no campus, na região conhecida pela vocação para o setor da agropecuária. Em 2023, o espaço ganhou um novo campus tecnológico resultado de investimentos da atual gestão.

 


Deixe seu comentário


Publicidade