Nota 10

‘Uma Barca Para o Círio de Nazaré’: evento reúne cultura e solidariedade

Diversidade, feira religiosa, artesanato, gastronomia e atrações artísticas marcaram o encontro que também arrecadou água para celebração de domingo, 13


 

Em homenagem a maior festa religiosa da Amazônia, a 11ª edição do projeto “Uma Barca Para o Círio de Nazaré” promoveu um grande encontro cultural e de solidariedade para arrecadar água que será distribuída na procissão em celebração ao Círio 2024 que acontece neste domingo, 13. Pela primeira vez apoiado pelo Governo do Estado, o evento aconteceu nesta sexta-feira, 11, em frente à Casa do Artesão, em Macapá.

 

O encontro foi marcado por muita música, apresentações culturais, dança, feira religiosa, artesanato e gastronomia regional. O projeto é uma iniciativa do devoto, músico e poeta, Ricardo Iraguany, que trouxe a tradição da família de Belém, e manteve vivo o ato de solidariedade junto à cultura amapaense em preparação ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

 

 

“O objetivo é fazer uma homenagem artística cultural para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e arrecadar água para distribuir no dia da celebração, além de proporcionar oportunidade às pessoas de venderem suas artes, seu artesanato, porque gerar renda também é uma forma de solidariedade nessa época”, explica Iraguany.

 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento apresenta uma ampla diversidade cultural, empreendedorismo local, além da valorização das iniciativas dos artistas amapaenses e estimula o turismo regional.

 

 

“A orientação do Governador Clécio é mapear, identificar essas iniciativas que já acontecem por esforço próprio para que o Estado sempre fortaleça esses projetos culturais para não acabar por falta de incentivo”, ressalta a secretária de Cultura, Clícia Di Miceli.

 

Este ano a programação também teve participação do artista Ronaldo Rony, criador da revista “Capitão Açaí”, que lançou uma edição especial para o evento. Além de outros artistas que marcaram o palco com repertório diversificado que conectou a cultura local a um ato de solidariedade que antecede a maior festa religiosa da Amazônia, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

 

 

“Eu acho que a gente tem que valorizar essa cultura que é nossa, trazer essa visibilidade para esses artistas através desses eventos culturais e comemorar esse ato de solidariedade”, reforça a empreendedora que foi apreciar o evento, Guaciara Melo, de 51 anos.

 

Artistas que contribuíram para 11ª edição do projeto “Uma Barca Para o Círio de Nazaré”

Barca do Iaguany, Calígula Blues, Mano Root’s, Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes, Fineias Nelluty, Roni Moraes, Ladio Gomes, Berna Sobral, William Rios, Maria Eli, Gerinaldo Pinheiro, Renato Gemaque, Mario Neilton, Alan Yared, Laura do Marabaixo, Ronaldo Rony,  Peterson Assis, Afrane Távora, Helder Brandão, Beto Oscar, Paulinho Bastos, Coletivo Juremas, Andreia Lopes, Hayam Chandra, Nel Pureza, Wellington Dias, Naldo Amaral.

 


Deixe seu comentário


Publicidade