‘Uma diversidade gastronômica que nunca vi igual’, relata chef catarinense
Henrique Brasio, que é de Santa Catarina, veio pela primeira vez em Macapá para participar do Festival Brasil Sabor
Um dos maiores eventos gastronômicos do país, em sua 18ª edição, o Festival Brasil Sabor, que acontece no último fim de semana, encerrando no domingo, 2, às margens do Rio Amazonas, no Novo Trapiche Santa Inês, na orla de Macapá, e atraiu chefs de vários estados para a capital do meio do mundo.
Entre os profissionais da gastronomia que participam do evento, que conta com investimento do Governo do Amapá, está o catarinense Henrique Brasio, que pela primeira vez no Norte do país e no Amapá, participou do concurso nacional da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartanders (Abrachefs 2024) e conheceu a culinária local.
“Eu tive a sorte de ser cozinheiro e trabalhar com gastronomia e nessa área a gente estuda muito, então para mim a potencialidade dessa região não é novidade, só estou conhecendo fisicamente, mas a gastronomia daqui tem uma diversidade que nunca vi igual”, afirmou o chef.
O profissional enfatiza que é muito gratificante ter a oportunidade de conhecer outras culturas e ainda ter a chance de demonstrar o trabalho que desenvolve de uma maneira tão singular.
“Então, eu fico muito feliz pela minha primeira visita à Região Norte. Estou tendo o privilégio de conhecer para ter uma noção de como é um lugar mais raiz, menos internacionalizado. Eu encontrei uma sociedade muito nativa e orgulhosa da culinária da cidade, então eu fiquei muito contente de conhecer o Amapá, nessa oportunidade profissional que é o Festival Brasil Sabor”, finalizou Brasio.
Quem também está no estado pela primeira vez é o chef Jorge Cardoso, que é de Roraima e trabalha há 15 anos na área da gastronomia. Ele destacou a beleza e a representatividade da realização do Festival na orla da cidade.
“Esse é um lugar lindíssimo. O evento não poderia ser em outro ambiente, pelo pouco que eu vi em Macapá, esse é o local ideal, às margens desse oceano de água doce. É uma honra trazer a nossa atividade gastronômica e demonstrar aqui”, frisou o profissional.
O Festival Brasil Sabor tem o apoio do Governo do Amapá como parte da política que busca fortalecer o turismo a partir dos grandes eventos, como estabelece o Plano de Governo.
O presidente da Abrasel Yukio Nagano, pontuou que esse intercâmbio torna o Amapá destino turístico, como o tema do festival deste ano reforça.
“É pra toda a gente, pra todo gosto. Nós sempre procuramos trabalhar a questão do desenvolvimento da nossa gastronomia regional, a valorização dos nossos insumos locais e, principalmente, fazer com que os profissionais possam ousar um pouco mais e trabalhar a inovação na sua cozinha, na gestão e, principalmente, fazer com que a população possa valorizar os pratos e os chefes locais”, ressaltou.
Avanços tecnológicos, sociais e econômicos
O Governo do Amapá tem incentivado o desenvolvimento das potencialidades regionais por meio da realização de eventos que têm colocado o estado em destaque nacional e internacional como aconteceu com o Startup20, a 21ª edição do Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas, pela primeira vez no Amapá, o 40º Encontro Nacional da Abrasel, e agora, além do Brasil Sabor, o 2° Congresso Médico Amapaense, realizado neste fim de semana.
Deixe seu comentário
Publicidade