UNA faz ‘Roda de Conversa’ entre matriarcas de famílias tradicionais
Evento é em alusão ao Dia Estadual do Marabaixo, patrimônio cultural da população amapaense
Neste domingo, 16 de junho, é celebrado o Dia Estadual do Marabaixo, patrimônio cultural da população amapaense. A União dos Negros do Amapá (UNA) vai realizar uma roda de conversa com o tema ‘Diálogo entre gerações’. O encontro acontece no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, às 9h, na presença de matriarcas com seus filhos, netos, bisnetos e trinetos.
De acordo com a coordenadora-geral da UNA, Cristina Almeida, como parte da programação do Governo do Estado do Amapá (GEA), o objetivo é contar histórias e as experiências vividas pelos marabaixeiros de segunda e terceira gerações.
“Vamos ouvir e compartilhar as histórias de pessoas da ‘melhor idade’, a exemplo de famílias tradicionais da favela como a Zezé Libório, Naíra, da Família Ramos – com a presença crianças, jovens, adultos – para que possamos resgatar as antigas lembranças do Marabaixo e seus legados”, ressaltou Cristina.
O Dia Estadual do Marabaixo Amapaense é fundamentado pela Lei Estadual nº 1521/2010, de autoria do então deputado Dalto Martins, que definiu a celebração no dia 16 de junho. O Marabaixo se destaca nacionalmente como Patrimônio Imaterial do Brasil, desde novembro de 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan).
Deixe seu comentário
Publicidade