Vavá: um porta voz da cultura nortista no Rio de Janeiro
“Sinto muita saudade de tudo o que existe em minha região, pois como ex-marinheiro o meu amor pelas coisas de meu país e de minha terra me fizeram construir, com amigos e família, esse projeto de resgate e valorização de tudo o que tem de belo na nossa arte. Eu não moro mais no Pará, mas o Pará continua morando dentro de mim”, disse emocionado.
Se o Brasil estivesse um representante da cultura artística do país em cada região e cidade, nossa bandeira em defesa da arte estaria mais forte e em primeiro lugar para sempre.
Mas temos uns bons e significantes representantes, mesmo que sejam em pequeno número, pois basta a energia, compromisso e amor desses amados filhos para que a cultura da Amazônia esteja bem representada em qualquer lugar da região.
Assim é a luta desse paraense Vanilson Monteiro Silva, 51, carinhosamente chamado de “Vavá”, nascido no município de Marapanim (terra do carimbo), que adora e ama a cultura da região norte brasileira. Reside há 25 anos na cidade do Rio de Janeiro com sua família, a esposa Cristina Monteiro (carioca) e os filhos Dyego, Kellen e Renan.
Vavá diz que morando na cidade maravilhosa, todo esse tempo, lhe fez sentir saudade da cultura de sua região amazônica e lhe fez criar um projeto de divulgação, valorização e permanência da cultura artística das cidades do norte no Rio de Janeiro, objetivando o interesse dos cariocas em conhecer ainda mais o que o norte brasileiro produz e, também, proporcionar aos nortistas que moram no Rio de Janeiro, momentos especiais para lembrarem sempre e resgatarem as obras de arte que essa bela região produz.
Com esse projeto de resgate e valorização cultural, Vavá e sua equipe já realizou e continua realizando diversos eventos artísticos na cidade maravilhosa como: comemoração e encontros do povo do norte em datas festivais do calendário das cidades da região (música, artesanato, futebol, gastronomia, história, turismo e outros).
No ano de 2013, quando a Imperatriz Leopoldinense homenageou o Estado do Pará, como o enredo “Pará: O Muiraquitã do Brasil”, Vavá esteve presente em todo o Projeto da escola sendo um dos representantes paraenses na Sapucaí. Assim ele faz com todos os Estados da região norte: Amapá, Acre, Tocantins, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia. É um digno porta voz da cultura artística de sua região no sudeste brasileiro.
Esta semana Vavá esteve visitando a capital Macapá, onde veio conhecer alguns projetos artísticos culturais desenvolvidos no Estado em vários segmentos, mas foi a história do Marabaixo que mais lhe emocionou.
Sua casa, no bairro da Penha, serve de moradia a todos os nortistas que vão ao Rio de Janeiro participar dos eventos artísticos promovidos pelo velho marinheiro.
Deixe seu comentário
Publicidade