Nota 10

Vocação e santidade é tema da Festividade de São Benedito 2023 em Macapá

A Paróquia celebra também neste ano o Tríduo Jubilar dos 60 anos


A programação em honra a São Benedito, padroeiro das comunidades do bairro tradicional bairro Laguinho, em Macapá, iniciou no último domingo, 16, com celebração da santa missa e apresentação do cartaz da festividade. Para este ano o tema escolhido foi “São Benedito, exemplo de vocação e santidade”, e o lema: “Vos exorto a levardes uma vida da vocação que recebestes” (Ef 4,1).

A Paróquia celebra também neste ano o Tríduo Jubilar dos 60 anos da Paróquia São Benedito. De acordo com o pároco, Pe. Railson Araújo Carneiro, o momento pretende meditar sobre o chamado a vocação de São Benedito.
“Celebremos São Benedito, que ganhou o coração e a estima do povo, especialmente dos simples e excluídos que vêem no santinho Preto e defensor poderoso o cozinheiro milagroso, que nunca deixou faltar o pão aos necessitados. Vamos meditar o chamado, a vocação de São Benedito, bem como o caminho que percorreu dentro da sua espiritualidade, para se tornar santo”, destacou Pe. Railson.

A programação segue a partir do próximo domingo, 23 de julho, com o envio das imagens e início das peregrinações nas comunidades. As visitas nas acontecem até o dia 20 de agosto. Já no dia 22 de agosto, uma carreata marca o retorno da imagem peregrina à Paróquia. A festividade terá ainda um momento de espiritualidade, marcado para o dia 23 de agosto.

Já de 25 de agosto a 02 de setembro, os setores, pastorais e movimentos se reúnem para o novenário, a partir das 18h30, com terço, novena e missa. A programação religiosa encerra no dia 03 de setembro, com missa solene às 7h, seguida de procissão pelas ruas do bairro, e missa de encerramento as 19h30.

A festividade culmina com no dia 08 de setembro, com evento social, e a venda de iguarias, leilão e sorteio de prêmios, a partir das 18h na quadra da igreja.

São Benedito
São Benedito, o negro (1526-1580), nasceu em São Filadelfo, nas proximidades de Messina, na Sicília (Itália), uma região que produzia açúcar. Aos 18 anos, vendeu o arado e a junta de bois que possuía e tornou-se eremita, submetendo-se às mais rigorosas penitencias na solidão das cavernas. Sua fama de homem misericordioso e compassivo se espalhou pela região e devolves a muitos a saúde física e a paz de espírito. Aos 38 anos, tornou-se irmão franciscano, no Convento de Santa Maria, onde exerces o oficio de cozinheiro e guardião do convento. Analfabeto, a todos surpreendia com sua sabedoria e dom de profetizar. Sua confiança em Deus era tão profunda que, com apenas um sinal da cruz, curava enfermos, fazia mortas reviverem, multiplicava alimentos, para saciar a fome dos pobres.

Programação
23/07 (Domingo) – 7h – Missa de Envio da Imagem de São Benedito;
24/07 a 20/08 – Peregrinação Setores e Comunidades;
22/08 (Terça-feira) – 17h – Carreata
Itinerário: Igreja Aparecida, Rua Guanabara, Av. Amazonas, Rua Goiás, Av. Maranhão, Rua Mato Grosso/Rua Eliezer Levy, Av. General Osório, Rua Odilardo Silva, Av. Ernestino Borges, Rua General Rondon e Igreja São Benedito.
23/08 (Quarta-feira) – 19h- Espiritualidade
25/08 a 02/09 – 18h30 – Novenário
03/09 – (Domingo) – 7h – Missa Solene, às 8h30 – Procissão
Itinerário: Saida da Igreja São Benedito, Rua General Rondon, Av. Marcilio Dias, Rua José Serafim, Av. Pará, Rua São José, Av. General Osório e chegada na Igreja São Benedito.
19h30 – Missa de Encerramento
08/09 (Sexta-Feira) – 18h – Programação Social
Local: Quadra da Igreja São Benedito


Deixe seu comentário


Publicidade