Polícia

90% dos foragidos do Cesein voltam de imediato para o crime

Constatação foi feita por um oficial da PM ouvido pelo Diário. Após fugir do Cesein, menores voltam a traficar e roubar de forma imediata


As constantes fugas do Centro de Educação Socioeducativo de Internação (Cesein), no bairro Beirol, zona sul da capital, tem tirado o sono dos moradores vizinhos ao centro, mas também revelado um lado sombrio da falta de política efetiva para ressocialização: a reincidência de crimes.

Em cerca de 90% das recapturas os foragidos foram apreendidos em situações de crime como roubo e tráfico de drogas. Um oficial do setor de inteligência da Polícia Militar (PM), que por questão ética terá o nome preservado, e que foi ouvido na manhã deste sábado, 22, pelo Diário, disse que os menores que escapam da unidade retornam de imediato para o crime.

“Infelizmente é uma dura realidade. A constatação é de que esses infratores retornam para o crime tão logo conseguem escapar. Grande parte deles está envolvido com o tráfico de drogas. Eles operam como ‘aviõeszinhos’. Então, para não perder o posto, são reintegrados de imediato pelo traficante à função. Em outras situações, por estar sem dinheiro e alguns serem viciados em drogas, eles já partem direto para o roubo”, afirma.

Ele exemplificou a tese na apreensão de um menor foragido do Cesein, ocorrida na noite da terça-feira passada, no bairro Cidade Nova I, zona leste da capital. “O menor estava na companhia de um elemento que conseguiu escapar. Esse foragido estava na garupa da motocicleta que foi acompanhada taticamente pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Na fuga a motocicleta estancou e eles caíram, mas o piloto conseguiu escapar por uma área de passarelas após ter efetuados disparos contra a guarnição. Já o menor foi apreendido e, também, estava armado”, relatou.

Na Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (DEIAI) o menor revelou que a dupla havia assaltado um pedestre minutos antes, e que se preparavam para assaltar um comércio.

Ao checar a identidade do menor no sistema os policiais descobriram que ele havia fugido do Cesein dias antes, e que ele cumpria medida socioeducativa pelos crimes de homicídio e roubo.


Deixe seu comentário


Publicidade