Polícia

Amapá se integra à Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ferramenta funciona 24 horas por dia e permite ao cidadão registrar ocorrências sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia física.


Amapá já está integrado à nova ferramenta tecnológica

O Amapá se tornou nesta quarta-feira (31) o sexto estado do país a integrar a Delegacia Virtual (Devir) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro, Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal e disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para registro de boletins de ocorrência via internet. O serviço está disponível 24 horas por dia.

O projeto soma-se ao esforço do governo federal de modernização para ofertar mais um serviço digital à sociedade. A novidade estará disponível por meio da integração do sistema nacional com os sistemas estaduais. Já estavam em funcionamento as delegacias virtuais do Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Roraima.

“O Amapá dá mais um passo importante na utilização de ferramentas tecnológicas nesse processo de integração ao sistema nacional. Além da comodidade, esse ambiente virtual permitirá ao cidadão acompanhar o andamento do seu boletim de ocorrência, se ele se transformou em inquérito, como estão as investigações, enfim, o passo a passo até a solução do caso. Essa delegacia dará maior celeridade à própria Polícia Judiciária. Essa interação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública só engrandece nosso trabalho”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Amapá, Antônio Uberlândio.

Delegado Antônio Uberlândio diz que Delegacia Virtual é um importante passo tecnológico para o Amapá

 

A Polícia Civil amapaense já utiliza o módulo Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) do MJSP para registro de Boletim de Ocorrência e, com o lançamento da Devir, o cidadão contará com uma ferramenta que ofertará mais serviços no momento do registro de boletins, além da possibilidade de acompanhamento do BO no próprio sistema.

A mudança ocorre principalmente para trazer uma maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências de forma digital. Atualmente, os policiais que atuam na Delegacia Online recebem os registros, digitam novamente o relato das vítimas e posteriormente lançam no sistema PPE.

Com a Devir, esses registros serão automáticos. Por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar roubo, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá também abranger outros tipos de crimes. A solução possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de comunicação de ocorrências, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, inclusive de forma temporária, como por exemplo, durante a pandemia de Covid-19.

 

Como acessar
Para fazer o registro de um BO, o usuário deve acessar o site da Polícia Civil, ou o link da Delegacia Virtual https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/home e selecionar o estado do Amapá. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, são dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. É necessário preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.


Deixe seu comentário


Publicidade