Polícia

Armas de fogo, armas brancas e trânsito mataram 309 pessoas em 2015

Ranking da violência revela que mortes por arma branca e no trânsito tiveram redução. 


O Amapá já registrou 309 mortes decorrentes dos crimes praticados por arma de fogo, acidentes de trânsito e por arma branca, no corrente ano. No primeiro lugar do ranking das mortes violentas aparecem os crimes praticados por armas de fogo. Entre 1 de janeiro e 12 de novembro foram contabilizados 125 assassinatos.

Desse total, 77 deles ocorreram em Macapá. O segundo município com maio números de mortes por arma de fogo é Santana, com 15 óbitos; Laranjal do Jari e Porto Grande tem 6, cada; na sequência aparecem Fazendinha, com 4; Oiapoque e Mazagão registraram 3 cada; 2 na foz da comunidade de Abacate da Pedreira (distrito de Macapá); No distrito do Cupixi (Porto Grande), Calçoene, Bailique, Jarilândia (Laranjal do Jari), Distrito do Coração (Macapá), Rio Preto (Mazagão), Ferreira Gomes, Distrito do Lourenço (Calçoene) e Cutias do Araguari registraram uma morte, cada.

Do total de mortos por arma de fogo, 119 eram homens e 6 mulheres. No mesmo período do ano passado foram 123 homicídios, sendo 77 em Macapá, o que revela um aumento dos assassinatos nessa modalidade.

Já as mortes por arma branca somam 93, sendo 28 na capital. No mesmo período do passado o número de crimes foi de 102, revelando uma redução no número de mortes. Este ano, do total de mortos, 86 eram do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

Já o trânsito, na terceira posição do ranking, também aponta redução no número de mortes em 2015. São 91 contra 105 do mesmo período no ano passado. Este ano a capital registrou o maior número de óbitos (32). As vítimas são: 75 do sexo masculino, 16 do sexo feminino, sendo que 33 estavam de moto, 23 eram pedestres, 18 estavam de carro e 17 eram ciclistas.
(Com dados cedidos pelo repórter policial João Bolero Neto)


Deixe seu comentário


Publicidade