Batalhão Ambiental mostra resultado possível em uma semana de atuação
Além de animais silvestres, armas de fogo, munições e motocicleta apreendidos, Operação Guardião do Bioma fez desmanche de garimpos que funcionavam de forma irregular
Elen Costa
Da Redação
As forças de segurança do Amapá, envolvidas com o meio ambiente, estão atuando de forma integrada em todo o estado na Operação Guardião do Bioma, que acontece em todo o território federal e visa combater queimadas e incêndios florestais.
O Batalhão Ambiental (BA) da Polícia Militar, que compõe a operação, divulgou o balanço de uma semana de fiscalização feita pela unidade.
Além de animais silvestres, como quelônios, armas de fogo, munições e motocicletas apreendidos, a ação fez desmanche de garimpos que funcionavam de forma irregular, no interior do estado.
“Nos últimos seis dias, tivemos muitas ocorrências, desde o porte ilegal de arma de fogo até a apreensão de cartuchos desses armamentos, veículos envolvidos em crimes, apreensão de animais em cativeiro, inclusive registramos uma tentativa de homicídio em uma área de garimpo. Ou seja, foram ações preventivas e repressivas”, destacou o major Hércules Lucena, chefe da Divisão de Inteligência e Operação (Diop) do BA.
A Operação Guardião do Bioma está dividida em três eixos: combate a desmatamento ilegal, incêndios florestais e a proteção de áreas indígenas.
“Infelizmente, temos hoje em dia, a infiltração de organizações criminosas nessas áreas que são atraídas por causa do ouro nos garimpos. Mas, a atuação integrada e permanente nessas regiões, vem trazendo resultados. Já efetuamos prisão de pessoas envolvidas em assassinatos, que estavam escondidas nessas áreas”, detalhou o major.
Deixe seu comentário
Publicidade