Cerca de quatro mil agentes irão reforçar segurança nos eventos de fim de ano no Amapá
Além das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e outras entidades ligadas ao setor, como CTMAC, Guarda Civil e segurança privada, também atuarão
As forças de segurança do estado apresentaram nessa sexta-feira, 22, o planejamento policial que será empregado nas programações de fim de ano ofertadas pelo Governo do Amapá e pelas prefeituras dos municípios.
Cerca de quatro mil agentes reforçarão o policiamento nas programações dos dias 30, 31 de dezembro de 2023 e 1 de janeiro de 2024.
Na reunião foram definidos os quantitativos de efetivos necessários para a segurança de cada evento com a ideia principal de prevenção de incidentes, tendo em vista a preservação da integridade das pessoas e do patrimônio individual ou coletivo.
Após a análise dos dados de cada instituição, foi garantido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que, mesmo com os milhares de agentes públicos em serviço durante as festividades, o policiamento ordinário foi preservado e permanecerá nas áreas de atuação em todos os bairros das cidades, sendo reforçado pela atuação de efetivo destacado em escala extraordinária.
Outro ponto de apoio serão os profissionais empregados nas operações Hórus e Paz que trabalham diuturnamente no combate e prevenção dos crimes violentos e tráfico de entorpecente nas cidades de Macapá e Santana.
Além das polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e Polícia Científica (Politec) reforçarão o aparato policial.
A Sejusp informou que ainda que haverá cerceamento e monitoramento eletrônico de indivíduos que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas que, porventura, forem para os locais festivos, descumprindo as ordens judiciais. O sistema da Coordenadoria de Monitoramento Eletrônico do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) receberá a informação e fará os procedimentos necessários a situação.
Efetivos
Os cerca de quatro mil agentes públicos atuarão cada um em suas especificidades, garantindo atendimento rápido durante as programações, sejam atendimentos de ocorrências ou de saúde.
Polícia Militar
A Polícia Militar concentrará o trabalho em patrulhas, policiamento preventivo e ostensivo, bloqueio de trânsito e interdição de vias com os batalhões especializados de Policiamento de Trânsito (Bptran) e Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O efetivo previsto, incluindo os militares atuantes na Operação Papai Noel, que segue até o dia 31 de dezembro, soma mais de dois mil servidores. O planejamento possibilitará o reforço de 107 policiais militares para o interior do estado, para 14 municípios.
Corpo de Bombeiros
Atuando em suporte avançado para atendimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndio, além do trabalho de observadores de risco, guarda-vidas e vistorias nas estruturas dos eventos, o Corpo de Bombeiros (CBM), atuará com 410 servidores.
Dentro do planejamento será dada uma atenção especial para o Réveillon da Beira Rio e Carabao, onde estarão empregados os maiores efetivos.
Polícia Civil
A Polícia Civil estará com um efetivo extraordinário de 44 policiais que darão reforço nas ações de inteligência, registro de boletins de ocorrências, atendimento nas delegacias especializadas e investigações. Alunos do curso de formação também estarão encarregados de atuar na defesa da população.
Além desse efetivo, a PC terá atuação de 199 alunos que estão no curso de formação da instituição. Eles estarão nas centrais de flagrante reforçando os serviços policiais.
Polícia Científica
A Polícia Científica ficará encarregada de realizar as perícias em caso de acidentes de trânsitos e locais de crimes. Serão 117 servidores distribuídos em peritos criminais, médicos legistas, papiloscopista e assistentes e auxiliares dos procedimentos necropsiais e laboratoriais.
Os atendimentos serão reforçados em Macapá e Santana e nos demais municípios.
Outras entidades ligadas à segurança pública, como a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil da capital e segurança privada, também ajudarão, disponibilizando 1.115 homens.
Dicas para uma boa festa
Algumas atitudes e precauções são essenciais para um bom divertimento.
- Não levar garrafas de vidro;
- Cuidado com o celular e outros objetos de valores, como joias; evite a exposição;
- Não seja inconveniente. Importante lembrar que importunação sexual é crime.
Confira a programação do Réveillon 2024:
– Sábado, 30 de dezembro
Carabao
Artistas locais
Local: Zona Norte de Macapá
Zeca Baleiro
Artistas locais
Local: Fazendinha
– Domingo, 31 de dezembro:
Chico César & Geraldo Azevedo
Ana Castela
Leonardo
Zé Vaqueiro
Escolas de samba do Amapá
Artistas locais
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
– Segunda-feira, 1 de janeiro
Tiee
Mari Fernandez
Felipe Amorim
Artistas locais
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
Deixe seu comentário
Publicidade