Com um mês de implantação, Patamo prende mais de 40 suspeitos e apreende armas e drogas
Unidade foi criada para acompanhar crescimento urbano do estado e atuar em áreas de ressaca, onde passagens estreitas dificultam circulação de viaturas convencionais

Da Redação
A Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas, a Patamo da Polícia Militar, completou um mês de atuação no Amapá e divulgou um balanço das operações realizadas no período.
A unidade foi implantada no estado em 27 de fevereiro pelo governador Clécio Luís, como reforço na segurança pública. A base da Companhia está localizada no Residencial Macapaba, na zona norte de Macapá.
Resultados operacionais
“Temos tido excelentes resultados. No primeiro mês, foram registrados 33 boletins de ocorrência, incluindo casos de tráfico de drogas, roubo e tentativa de homicídio. Prendemos 44 infratores, a maioria ligada a facções criminosas. Esses números refletem a competência dos policiais militares e a eficácia desse tipo de policiamento, além do planejamento estratégico da Polícia Militar e do governo do estado. A tendência agora é só melhorar”, destacou o major Wendel Oliveira, comandante da Patamo.
Entre os principais resultados do primeiro mês, destacam-se:
*Prisão de 4 foragidos da Justiça;
*Apreensão de 1.313 porções de drogas;
*Apreensão de 7 armas de fogo;
*Cerca de R$ 3 mil em dinheiro apreendido;
*Recuperação de 1 veículo roubado.
Patamo
A unidade foi criada para acompanhar o crescimento urbano do estado e atuar em áreas de ressaca, onde as passagens estreitas dificultam a circulação de viaturas convencionais. O uso de motocicletas permite deslocamentos rápidos, facilitando a resposta a ocorrências em locais de difícil acesso.
A Patamo conta com 35 motocicletas adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep), via Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A equipe é formada por 53 policiais altamente treinados para o trabalho tático e operacional em motos.
Todos os dias, duas equipes operacionais, com quatro policiais cada, realizam patrulhamento preventivo e ostensivo em Macapá, Santana e Mazagão. A companhia também pode ser mobilizada para atuar em outros municípios, conforme o planejamento estratégico da Polícia Militar.
De acordo com o major Wendel, a presença da Patamo tem fortalecido a sensação de segurança na comunidade.
“A população é nossa maior parceira. Além de nos apoiar nas ocorrências, nos recebe com carinho no dia a dia. Quando passamos, somos bem aceitos, convidados para um café, e até as crianças pedem para tirar fotos conosco. Esse reconhecimento nos dá força para continuar”, afirmou o comandante.
A sociedade pode contribuir com o combate à criminalidade por meio do 190 ou do disque denúncia da Patamo: (96) 99177-6590. O sigilo é garantido.
Deixe seu comentário
Publicidade