Curso de Formação de Soldados inicia com 535 alunos
Número é considerado maior chamamento de concurso público da história do estado do Amapá
Elen Costa
Da Redação
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados (CFS) da Polícia Militar do Amapá. O evento ocorreu no Templo da Igreja Universal e foi presidido pelo governador do estado, Clécio Luís, e pelo comandante geral da corporação, coronel Adilton Correa.
Este é considerado o maior chamamento de concurso público da história do estado. Para Clécio Luís, o ato também é um grande reforço na segurança pública.
“Nós estamos fazendo os maiores chamamentos de concursos públicos da história do Amapá. São nove ao todo, e que estão sendo manejados ao mesmo tempo. Só na segurança pública foi na PM, no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil e Científica, no Detran, e na Polícia Penal, onde chamamos uma turma no ano passado e pretendemos chamar outra neste ano. Esse da Polícia Militar, sozinho, é o maior chamamento e isso já está fazendo a diferença, e trará muito mais resultados. Então, que não seja apenas a maior turma, mas que seja a melhor”, ponderou o governador.
O curso tem previsão de oito meses de duração. Serão 30 disciplinas aplicadas, conforme a grade curricular, totalizando carga horária de 1.018 horas-aula, a serem realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMAP. No total, 535 candidatos estão matriculados.
O CFS também contará com ciclo de palestras que abordarão temas de ordem legal e motivacional; organização e funcionamento dos batalhões da PM, além das atividades práticas como Policiamento Ostensivo, Policiamento em Viaturas e Prática Operacional Policial de Adaptação de Selva.
As disciplinas do Curso de Formação de Soldados foram divididas em oito áreas temáticas, como prescreve a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao final, os alunos soldados que concluírem com aproveitamento o curso estarão aptos para ascender à graduação de soldado da 1ª classe.
Ainda hoje, o governo do estado nomeará 202 novos policiais civis. Essa é a segunda turma chamada pela atual gestão. São mais 83 oficiais e 119 agentes. Os candidatos passaram por todas as etapas do certame, incluindo o Curso de Formação, que encerrou no domingo, 14, com uma celebração surpresa para os alunos. Foram 327 horas aulas, distribuídas em 30 dias ininterruptos.
“É um momento muito intenso de reforço na segurança pública, através dos servidores que estão entrando. Eu vejo nos olhos dessas pessoas, muito espírito público, o que é muito importante. Esses novos servidores vão fortalecer os trabalhos de investigações no interior do estado e na capital, uma vez que as delegacias de bairro e as especializadas receberão reforço”, garantiu Clécio.
Essa foi a quarta e última turma do concurso público realizado em 2017, que já efetivou 442 novos agentes, oficiais e delegados de polícia civil, entre 2018 e 2023.
Deixe seu comentário
Publicidade