Delegada investiga quadrilhas envolvidas no esquema do ‘usadão’
Quadrilhas estariam furtando objetos de propriedades rurais e vendendo para donos de lojas de ‘usados’ em Macapá e Santana.
A delegada de polícia civil Josélia Machado, da 1ª Delegacia do Bairro Nova Esperança, na zona sul de Macapá, investiga a ação criminosa de verdadeiras quadrilhas que vêm arrombando e saqueando propriedades na zona rural da capital. Os alvos preferidos dos criminosos, segundo a delegada, são chácaras onde geralmente os donos passam apenas temporadas de férias.
“São propriedades rurais de pessoas aquinhoadas. Geralmente, essas pessoas equipam esses ambientes com tudo o que se possa imaginar em termos de conforto. Durante a ausência delas ficam apenas caseiros, mas esses trabalhadores acabam morando separados das residências dos patrões, e é aí que as quadrilhas agem. Pelo que já levantamos durante as investigações, o material furtado dessas propriedades são vendidos para lojas de usados em Macapá e Santana”, alertou a delegada.
Na última quarta-feira, 4, a delegada pediu apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para fazer uma varredura na região entre os kms 40 e 60 da BR 156.
“Um dos últimos crimes ocorreu na casa de um magistrado. Conseguimos informações importantes sobre onde o material furtado, ou parte dele, poderia estar. Fomos ao local e lá iniciamos a recuperação de vários objetos. E ai uma pessoa vai entregando a outra, enfim, conseguimos apreender muitos objetos. Todas as pessoas foram intimadas a comparecer na delegacia para individualizarmos a participação de cada uma delas nesse esquema criminoso. Caso não compareçam, serão conduzidas coercitivamente ou até mesmo poderemos representar por suas prisões”, adiantou.
Parte dos materiais recuperados também foi apreendido em lojas de ‘usados’ de Macapá e Santana. Os donos deverão responder criminalmente por receptação. Os objetos apreendidos foram levados para a delegacia onde a delegada espera que os proprietários, devidamente documentados, possam fazer o resgate.
Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Deixe seu comentário
Publicidade