Delegado Luiz Carlos diz que combate ao crime organizado no Iapen diminui violência no Amapá em 64%
Palavras do diretor do estabelecimento prisional são endossadas por representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais
Douglas Lima
Editor
Antes da entrevista coletiva na Sejusp, na manhã desta terça-feira, 12, o diretor do Iapen, delegado de polícia civil Luiz Carlos Gomes, revelou no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que de setembro até agora, período em que a segurança pública do Amapá e o Ministério da Justiça têm agido juntos no combate à comunicação ilícita dentro da penitenciária, os crimes no estado diminuíram em 64%.
Na mesma entrevista do diretor do Iapen, falou o representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen/MJ), Cezar Delmondes, que disse estar o sistema penal do Amapá com bons resultados na luta da nova segurança pública do país para silenciar a comunicação do crime organizado nas penitenciárias.
O delegado Luiz Carlos Gomes disse que ao chegar no Iapen encontrou falhas na segurança, uma delas, na revista na entrada dos visitantes e ainda nas buscas no interior do estabelecimento, junto à população carcerária. “Organizamos e intensificamos essas atividades e então conseguimos um recorde na apreensão de telefones”, descreveu o diretor.
Luiz Carlos disse que no momento há um avanço em investigações sobre servidores, no sentido de identificar aqueles que porventura venham atuando a favor do crime organizado na penitenciária. Outra medida foi conseguida em parceria com a CEA Equatorial, que iluminou toda a área externa do Iapen. A direção também conseguiu ampliar a distância dos muros da penitenciária do matagal que parcialmente circunda o lugar.
Deixe seu comentário
Publicidade