Polícia

Detento que falsificou documento público durante cumprimento de pena volta para o Iapen

Indivíduo estava no regime semiaberto, quando adulterou folhas de ponto da instituição de onde ele tinha sido exonerado do cargo


 

Elen Costa
Da Redação

 

A Polícia Civil prendeu um indivíduo de 64 anos de idade, condenado pelo crime de falsificação de documento público. Segundo informações, ele cumpria pena em regime semiaberto, quando cometeu o crime.

 

O delegado Alan Moutinho, titular da 8ª Delegacia de Polícia da Capital, contou que o fato ocorreu no município de Santana. No período de 25 de maio a 30 de setembro de 2019, o homem falsificou as próprias folhas de ponto, utilizando a assinatura e o carimbo do administrador da instituição, de onde ele tinha sido exonerado do cargo.

 

“A vítima, que teve sua assinatura e carimbo falsificados, tomou conhecimento do ocorrido por terceiros. O indivíduo, voluntariamente e consciente de sua conduta, inseriu, em documento público, declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, além de ter falsificado documento público mediante falsificação de assinatura de funcionário público”, detalhou Moutinho.

 

À época, o sujeito, de acordo com as investigações, tentou utilizar o documento falsificado para comprovar a sua assiduidade laboral junto à penitenciária. Durante o interrogatório, ele exerceu o direito constitucional de permanecer em silêncio. “A materialidade e a autoria do crime restaram comprovadas pelas declarações da vítima, pelos documentos falsificados apreendidos e pelo laudo de exame pericial grafotécnico”, concluiu o delegado. O indivíduo, preso no bairro Paraíso, para o cumprimento de três anos de pena, foi encaminhado à audiência de custódia e, em seguida, para o sistema prisional.

 


Deixe seu comentário


Publicidade