Polícia

Empresário do ramo de açaí é assassinado por funcionário durante bebedeira

Crime ocorreu nas Ilhas do Pará. Corpo foi trazido para praia do distrito de Fazendinha de onde foi removido para a Politec.


Reportagem e fotos: Jair Zemberg

Um homem identificado como Antônio José da Silva dos Santos, de 40 anos, foi assassinado com um tiro de espingarda na cabeça na noite de sexta-feira (9) em uma propriedade rural localizada no rio Serendual, no município de Gurupá (PA), entre as Ilhas do Pará e a Ilha de Santana (AP).

O corpo da vítima chegou na manhã deste sábado (10) na praia do distrito de Fazendinha, trazido em uma catraia pelos próprios familiares. Na mesma embarcação veio um outro homem, identificado como inicialmente apenas como ‘Roberto’, que é tio do suspeito do crime, e que também foi alvejado com um tiro. A família aguardava a remoção do corpo para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico Científica (Poitec) para ser necropsiado.

De acordo com um dos parentes de Antônio, que era empresário do ramo de açaí na região, na sexta-feira ele teria promovido a tiragem do açaí na área de plantio. “Ele [José] contratava os ‘peconheiros’, como são conhecidos os apanhadores de açaí. No final da tarde ele pagou os trabalhadores e muitos foram embora. Ocorre que (como já é costume) eles foram beber pra se divertir após o trabalho. Foi quando houve o crime”, relatou o parente.

Antônio José e um dos trabalhadores teriam discutido por volta de 19h. “Esse cidadão conhecido por Roberto desafiou meu irmão e eles acabaram entrando em luta corporal. Nesse momento o sobrinho desse Roberto pegou uma espingarda e deu dois tiros no José, sendo um no rosto e outro na nuca. O primeiro disparo, inclusive, também atingiu um dos braços do Roberto”, declarou Albino Carvalho, irmão do empresário.

 “Não existe nenhum tipo de polícia naquela região. Tudo, temos que recorrer ao Amapá. Deverá ser mais um crime impune”, concluiu o familiar.

A viagem da comunidade onde o assassinato e tentativa de assassinato ocorreram fica a seis horas de viagem de barco de Macapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade