Polícia

Familiares denunciam possíveis maus tratos a detentos do Iapen

Comida oferecida aos presidiários seria de má qualidade.


O período da manhã, ontem, foi diferente em frente ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Um grupo de familiares de detentos fez um protesto em frente ao órgão para reclamar de supostos maus-tratos a eles, nas celas, durante madrugadas.

Houve quem dissesse, entre os manifestantes, que agentes penitenciários espancam e utilizam choque elétrico e spray de pimenta em agressões que fazem contra detentos.

O diretor do Iapen, Jeferson Dias, disse que está indo às celas conversar com detentos, e também procurando ouvir agentes, para resolver as situações denunciadas pelos manifestantes, se realmente estiverem ocorrendo.

Jeferson garantiu que os agentes que atuam no Grupo Tático Prisional (GTP), treinado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), utilizam spray de pimenta somente em caso de rebelião e para conter brigas entre detentos.

Segundo os familiares, agentes penitenciários, além de praticarem violência física contra os presos, agem psicologicamente. Os parentes dos detentos também reclamam da má qualidade da comida servida na penitenciária.


Deixe seu comentário


Publicidade