Formatura de curso da Rotam regado à muita alegria
Bela cerimônia foi no interior da Fortaleza de São José de Macapá
Jair Zemberg
Da Redação
Na tarde dessa quinta-feira, 20, aconteceu na Fortaleza de São José de Macapá, a solenidade e formatura do 9° Curso das Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), regada à muita alegria e emoção.
Apenas 18 alunos concluíram esse último curso de Rotam. Na solenidade estiveram presentes, além de policiais militares de vários batalhões, várias outras autoridades e os familiares dos alunos.
O governador Clécio Luís esteve presente na solenidade e no discurso surpreendeu a todos quando comunicou em alto e bom tom que os 18 formandos estavam a partir daquele momento incluídos nas fileiras do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O anúncio fez explodir um mix de alegria e emoção nos alunos, nos familiares deles e também nos policiais do Bope que estavam presentes no evento.
Ao longo dos cursos de qualquer companhia do Bope, no fim o aluno volta para o batalhão de origem e aguarda uma oportunidade para então poder ingressar no Batalhão de Operações Especiais. Foi a primeira vez que alunos foram incorporados ao batalhão assim como aconteceu nessa quinta-feira.
O curso da Rotam, com três fases, teve início no dia 8 de abril com abertura do edital, e 41 alunos inscritos. Desses, 11 foram desclassificados por diversos desfavores.
Na segunda fas, já no avançado do curso, estavam 30 alunos, todos policiais militares, sendo um do estado do Maranhão, três do estado do Pará, um de Santa Catarina, um do estado do Acre, e 12 da Polícia Militar do Amapá.
O curso teve a duração de três meses, quando os policiais foram submetidos aos mais difíceis testes de resistência em todos os sentidos físicos e psicológicos.
Na fase da conclusão do curso os alunos estiveram 20 dias embarcados nas viaturas do Bope, no policiamento ostensivo e repressivo nas ruas de Macapá, Santana e até em outros municípios do estado.
“Eu estou muito contente com todas as forças de segurança do estado do Amapá, principalmente com a Polícia Militar, inclusive com o Bope; se o crime está organizado, no meu governo as policias vão estar mais à frente da criminalidade e mais organizadas; é visível a diminuição dos crimes em Macapá e Santana, nessas últimas semanas. Estamos prontos para combater o crime organizado”, disse Clécio Luís.
Ao fim do evento, os policiais militares do Bope apontaram essa formatura como a mais bonita ao longo dos cursos do Rotam do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade