Polícia

Governo apresenta balanço da operação ‘Protetor dos Biomas’

Durante a atividade, foram registradas 39 ocorrências, além da apreensão de madeira ilegal, maquinários e arma de fogo


 

Dando continuidade às ações integradas de proteção ambiental, o Governo do Amapá divulga os resultados da operação “Protetor dos Biomas” durante os três primeiros meses de atuação. Desde o começo de abril, foram registradas 39 ocorrências, sendo 29 de desmatamento ilegal, além da apreensão de madeira, maquinários e arma de fogo.

 

No estado, os trabalhos iniciaram em ciclos mensais e passaram pelos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Porto Grande. Nesta semana, um novo ciclo da operação se inicia no estado e mais municípios receberão a ação.

 

A operação “Protetor dos Biomas” é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à criminalidade na Amazônia. No Amapá, a ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com ações da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros (CBM).

 

No segundo semestre deste ano, a Polícia Científica passa a integrar a atividade, exercendo o trabalho pericial das ocorrências já registradas. Após três meses da operação ‘Protetor dos Biomas’, as também ações resultaram em:

  • Um inquérito policial concluído;
  • 30 ações de fiscalizações efetivadas;
  • 68 locais de desmatamento detectados e vistoriados;
  • Uma arma de fogo apreendida;
  • Apreensão de 17 maquinários diversos, incluindo 12 tratores de esteira.

 

Fiscalização

Na última semana de maio, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) esteve na zona rural de Porto Grande para verificar a quantidade elevada de alertas de desmatamento gerados pela plataforma Brasil Mais, entre 2023 e 2024.

 

 

O objetivo da operação foi investigar a prática ilegal, principalmente em áreas de assentamento. Ao todo, foram verificados 25 pontos de desmatamento, além da fiscalização de rodovias e ramais, coibindo o transporte ilegal de produtos de origem florestal e animais silvestres.

 

Amapá Verde

Com a chegada do período de estiagem, que se estende até o mês de novembro, o Governo do Estado irá iniciar no dia 1º de agosto a operação “Amapá Verde”, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar. A previsão é que mais de 500 militares estejam engajados nas ações, que estarão divididas em 9 ciclos de 15 dias.

 

 

Além disso, a ação acontece em conjunto com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Dema, da Polícia Civil, que serão acionados quando crimes ambientais forem detectados. A ação será integrada à operação “Protetor dos Biomas”, do Governo Federal, que busca a prevenção e o combate aos incêndios florestais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade