Implantado novo sistema de informações que moderniza atendimento no Ciodes
‘Sinesp Cad 3.0’ permite melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão
O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Justiça, implantou na quarta-feira, 6, no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), a nova versão do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp/CAD).
A versão atualizada, Sinesp CAD 3.0, é uma ferramenta que agrega inovações aos profissionais de segurança pública, permitindo uma melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências solicitadas pelo cidadão, mediante números emergenciais, como o 190, 192 e 193.
O sistema, conforme o secretário adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso, permite a integração do atendimento das forças de segurança pública acionadas pelo Ciodes e outros órgãos, além de atender todo o estado, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, o planejamento operacional e a rapidez no compartilhamento de informações.
“O Sinesp CAD 3.0 é um aprimoramento da versão antiga que já utilizávamos. Ele chega para conseguirmos integrar todos os municípios do estado, e isso é muito importante, pois o Ciodes consegue melhorar o despacho e recebimento das ocorrências”, explicou Scaliso.
O secretário destacou, ainda, a utilização das plataformas digitais e modernas para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes da segurança à população.
“O Governo do Amapá tem cada vez melhorado mais o sistema de dados da segurança pública. Essa atualização consegue mapear, por exemplo, lugares de ‘calor da violência’, e isso vai ajudar a mobilizar e colocar tropas naquele local. Mais uma vez, o investimento em tecnologia acontece para o bem-estar dos servidores e da sociedade”, finalizou o gestor.
O integrante técnico do Sinesp e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniel Caixeta Barrozo, participou da implantação da plataforma e explicou que o sistema coleta, de maneira automatizada, todas as informações das chamadas, como localização e número do telefone do solicitante, empenhando de maneira ágil as equipes de atendimento.
“Conforme os dados da ocorrência, o despachante têm acesso a todas as informações para que ele consiga identificar qual equipe está mais próxima da localização do pedido emergencial. O sistema consegue também obter informações estatísticas que vão ajudar na prevenção da criminalidade, além da criação de políticas públicas”, explicou Caixeta.
O Amapá se iguala a outros estados do Brasil no quesito de atendimento emergencial ao cidadão. O coordenador do Ciodes, Diego Alves, contou que mais de 90 servidores foram capacitados para manusear e trabalhar com o sistema.
“Foram capacitados todos os nossos efetivos dos bombeiros e nossos policiais militares, civis, e científicos. Logo, a turma do Samu também passará pelo processo”, explicou Alves.
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