Mais de 50kg de carne de jacaré são apreendidos pelo Batalhão Ambiental
Produto, segundo a polícia, estava em cubas, dentro de uma embarcação no Porto Norte do município de Santana
Durante fiscalizaçã neste domingo, 20, na área portuária de Santana, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BA/PM) apreendeu mais de 50 quilos de carne de jacaré e 250 quilos de pescado da espécie Tambaqui, que está em período de defeso desde o dia 1 de outubro.
Os animais, segundo a polícia, estavam em cubas dentro de uma embarcação no Porto Norte do município.
O proprietário dos produtos ilícitos foi localizado e apresentado no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), da cidade.
O pescado passará por inspeção da Vigilância Sanitária e, caso esteja em condições para o consumo humano, será doado às entidades cadastradas no Batalhão. A carne de jacaré será doada para consumo animal.
Período de defeso
O período de defeso, também chamado de piracema na região Norte, serve para a preservação dos animais que, nesta época, entram em época de reprodução.
A partir do dia 15 de novembro e até 15 de março de 2025, além do Tambaqui, outras espécies ficam protegidas e as fiscalizações são intensificadas em todo o estado. Durante os quatro meses de suspensão, as espécies protegidas se reproduzem em igarapés e rios como Araguari, Flexal, Cassiporé, Calçoene, Cunani, Uaçá, Amazonas e afluentes.
Confira espécies de pescado que ficarão com captura proibidas:
Anujá
Apaiarí
Aracu
Aruanã
Branquinha
Cachorro de Padre
Cumaru
Curimatã
Curupeté
Gurijuba
Jatuarana
Jeju
Mapará
Matrinxã
Pacu (Pacu Ferro)
Pargo
Pescada Branca
Piau
Piramutaba
Piranha
Pirapema
Pirapitinga
Pirarucu
Sardinha
Tambaqui
Tamoatá
Traíra
Trairão
Deixe seu comentário
Publicidade