Polícia

Operação Bessa investiga grupos criminosos envolvidos em mais de 100 homicídios

A investigação da Sejusp e da Polícia Civil identificou que no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023, mais de 100 homicídios ocorreram no estado em decorrência de uma possível guerra entre facções


Railana Pantoja
Editora-chefe

 

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Delegacia Geral de Polícia Civil e o Iapen deflagraram nesta quarta-feira (28) a Operação Bessa, que mirou grupos criminosos organizados com atuação no estado.

 

 

A ação começou com investigações da Coordenadoria de Inteligência de Operações da Sejusp e da DRACO, da Polícia Civil, a partir dos mais de 100 homicídios ocorridos principalmente em Macapá e Santana no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023, resultado de uma guerra entre as facções.

 

 

“A Segurança Pública está com diversas ações integradas para reduzir essas taxas de homicídio e preservar a vida da população. Durante a investigação, identificamos diversos alvos com ligações a grupos criminosos. A partir do cumprimento desses 28 mandados de busca e apreensão, a polícia judiciária vai poder aprofundar a investigação em relação ao crime organizado. As nossas ações serão contínuas no enfrentamento ao crime organizado”, frisou Paulo Reyner, secretário-adjunto da Sejusp.

 

 

Ao todo, 150 agentes da Segurança Pública foram empregados na operação, que apreendeu diversos ilícitos nas celas do Iapen, como drogas, celulares, armas, computadores e munições. Além disso, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 13 pessoas foram presas em flagrante, a maioria já com processos judiciais na ficha criminal.

 

 

“Esses homicídios instauraram um procedimento na DRACO, da Polícia Civil, para investigar as organizações criminosas e se chegar à autoria e materialidade de todos esses homicídios que vêm ocorrendo entre os grupos criminosos”, detalhou o delegado-geral da Polícia Civil, Cezar Vieira.

 

 

O nome da operação faz alusão ao agente de polícia civil Guaraci Almeida Bessa, que faleceu no dia 27 de março de 2023 e era admirado pelos colegas de corporação.


Deixe seu comentário


Publicidade