Polícia

Operação da Polícia Civil prende líder de esquema criminoso que movimentava mais de R$ 2,5 milhões por semestre

Ação envolveu unidades do Amapá, Pará e Mato Grosso do Sul; organização envolvia tráfico de drogas e lavagem de dinheiro


 

 

Da Redação

 

Uma ação conjunta das polícias civis do Amapá, Pará e Mato Grosso do Sul desarticulou uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Denominada ‘Dama do Tráfico’, a operação foi deflagrada nessa terça-feira, 25.

 

Coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) do Amapá, a operação contou com apoio da Denarc do Pará e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul.

 

 

Durante os cumprimentos das ordens judiciais, seis pessoas foram presas preventivamente, sendo três em Macapá, entre elas a principal líder do esquema; uma em Bragança (PA) e outra em Campo Grande (MS).

 

De acordo com o delegado Estefano Santos, titular da Denarc (AP), a investigação revelou que a organização, liderada por uma mulher, movimentava cerca de R$ 2,5 milhões por semestre por meio de atividades ilícitas.

 

A suspeita é companheira de um detento que cumpre pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

 

 

“Estas atividades incluíam não apenas a aquisição e distribuição de entorpecentes, mas também complexos esquemas de lavagem de dinheiro”, detalhou Santos.

 

Ainda de acordo com a autoridade policial, o esquema de lavagem envolvia a utilização de contas bancárias em nome de terceiros, inclusive menores de idade, depósitos em espécie e empresas de fachada.

 

“Além disso, foi identificado o uso da técnica conhecida como ‘smurfing’, que se caracteriza pela fragmentação de grandes quantias de dinheiro em pequenas transações, dificultando a identificação da origem ilícita dos fundos”, explicou.

 

Ao todo, sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão foram executados. Houve ainda sequestro de bens e valores ligados ao esquema criminoso. Em Macapá, as ações ocorreram na zona norte e no dentro do sistema penitenciário.

 

“Nós reforçamos o compromisso no combate ao tráfico de drogas e solicitamos o apoio da população por meio do disque-denúncia da nossa unidade, que é o (96) 98141-4161. Garantimos o sigilo das informações”, assegurou o delegado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade