Polícia

Operação prende 4 coiotes e apreende 18 imigrantes ilegais na

15 haitianos e 5 brasileiros foram flagrados dentro de um barco pilotado por coiotes que tentavam atravessar os imigrantes de Oiapoque para Cayenne


Quatro coiotes que faziam a travessia de 18 imigrantes clandestinos entre o município de Oiapoque (AP) e a cidade de Cayenne, capital da Guiana Francesa, no departamento ultramarino francês no norte da América do Sul, foram presos no sábado, 27, na foz do rio Oiapoque, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e agentes do Iapen.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Charles Corrêa, os coiotes levavam 13 haitianos e 5 brasileiros. “Os imigrantes viajavam em uma embarcação de madeira, sem cobertura, sem coletes e documentos. É uma viagem que dura em média 24 horas pelo oceano. É o que chamamos de suicídio, pois 15 pessoas morreram ano passado tentando fazer essa mesma travessia”, disse o delegado de Oiapoque.

Os haitianos teriam saído de ônibus de São Paulo (SP) com destino ao Amapá. Os dois pilotos da embarcação não tinham habilitação. “Assim que fizemos a interceptação do barco seguimos para Oiapoque, onde localizamos as duas pessoas responsáveis pela negociação da travessia. Os haitianos foram encaminhados para sede da Polícia Federal (PF) para providências legais”, afirmou Charles Corrêa.

A ação dois coiotes – apelido para quem leva imigrantes de um país para o outro – está sendo combatida de forma incisiva na fronteira extrema do Brasil. Além dos imigrantes recolhidos no oceano e da prisão dos coiotes, uma pessoa que contrabandeava ouro de um garimpo ilegal na Guiana Francesa também foi presa.


Deixe seu comentário


Publicidade