Polícia

PC prende acusado de envolvimento de apropriação de dinheiro público

Valores foram conseguidos mediante utilização de notas fiscais frias


 

Elen Costa
Da Redação

 

Um empresário acusado de participar de esquema fraudulento de emissão de notas fiscais frias foi preso nesta sexta-feira, 19, pelo Núcleo de Capturas da Polícia Civil.

 

Alexander Bruno Matos dos Santos, de 41 anos, estava com um decreto preventivo emitido pelo Poder Judiciário, a pedido do Ministério Público Estadual. Ele foi localizado e detido em via pública, na avenida FAB, no bairro Santa Rita, ocasião em que estava trabalhando.

 

“As investigações revelaram que este indivíduo, juntamente com um membro do Poder Legislativo Municipal e outras duas pessoas participaram e organizaram o esquema a fim de receber verbas indenizatórias”, esclareceu o delegado Kleyson Fernandes, coordenador do núcleo.

 

O crime, segundo os autos, ocorreu no período de junho de 2017 a janeiro de 2018.

 

“Eles fizeram as notas informando que receberiam bens, insumos e material de expediente. Essas notas foram emitidas de fato, mas os produtos não foram fornecidos. Ocasião em que se apropriavam dos valores declarados”, detalhou Fernandes.

 

Com a denúncia, todos os envolvidos foram localizados e convocados a prestar esclarecimentos na Justiça; apenas Alexander não tinha sido encontrado para ser intimado e, por isso, teve a prisão decretada.

 

Os valores adquiridos de maneira ilícita foram mais de R$ 47 mil, porém, com a atualização e incidência de juros, em setembro de 2019, a quantia ultrapassou a casa dos R$ 63 mil.

 

Alexander será conduzido à audiência de custódia e, posteriormente, será levado para a penitenciária.

 

Os envolvidos no esquema poderão responder por falsidade ideológica, organização criminosa e peculato.

 


Deixe seu comentário


Publicidade