Polícia

PF combate garimpo ilegal no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Apreensões feitas pela Operação Ancestrais causaram prejuízo para os criminosos estimado em dois milhões de reais


 

Nos últimos dias 6 e 7, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ancestrais, em região de garimpo ilegal próximo ao município de Calçoene, no Amapá. A ação teve o objetivo de combater a extração ilegal de ouro e demais crimes ambientais cometidos no estado, bem como localizar e inutilizar maquinários usados pelos garimpeiros.

 

 

Além das áreas diretamente desmatadas, os danos ambientais causados pelos garimpeiros impactam a cadeia ambiental em até trezentos quilômetros do curso dos rios da região, com danos que podem ser considerados irreversíveis.

 

 

A ação, com atuação de mais de 30 policiais federais, incluindo operadores especializados em explosivo, bem como da Polícia Civil do Amapá, Grupo Tático Aéreo, ICMBio e Ibama, os quais, em ação integrada, destruíram dois PCs, dez motores, um trator e apreenderam uma moto, com prejuízo para os criminosos estimado em dois milhões de reais.

 

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união, poluição e desmatamento. Em caso de condenação, poderão pegar pena de até 13 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

 


Deixe seu comentário


Publicidade