Polícia

PF prende oito pessoas durante operação de contrabando de cigarros

Presos foram conduzidos à sede da Polícia Federal no Amapá.


Oito pessoas foram presas nessa quarta-feira, 19, pela Polícia Federal (PF), em Macapá e Santana, durante a operação “Nocivos”, que combate o contrabando e venda ilegal de cigarros contrabandeados, principalmente do Suriname. As prisões em flagrante ocorreram durante cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, cerca de 50 agentes federais percorreram comércios de pequeno, médio e grande portes. Esses locais já haviam sido alvo de investigações. Além dos pacotes de cigarros recolhidos a polícia ainda apreendeu medicamentos controlados que não podem ser comercializados indiscriminadamente, além de bebidas falsificadas, uma arma de fogo e munição.

A operação Nocivos é o desdobramento da operação ‘Dois Dedos’, deflagrada há um ano pela Polícia Federal no Amapá. O objetivo principal da operação era desarticular uma quadrilha internacional de contrabandistas de cigarros e outros produtos como bebidas e medicamentos que atuavam entre a Guiana Francesa e o Amapá.

Os comerciantes que guardam, vendem ou expõem a venda tais produtos estão sujeitos às penas do crime de contrabando (Art. 334-A, §1º, inciso IV), correspondente a reclusão de dois a cinco anos de prisão, independentemente da quantidade de mercadoria com eles encontrada.


Deixe seu comentário


Publicidade