Polícia Militar conclui 1º curso de operações fluviais
O curso teve a duração de dois meses e iniciou com 29 alunos inscritos, mas somente 17 militares concluíram
Jair Zemberg
Da Redação
No sábado (20), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar concluiu o primeiro Curso de Operações Fluviais no Amapá, que teve início no dia 20 de março de 2023.
O curso teve a duração de dois meses e iniciou com 29 alunos inscritos, mas somente 17 militares concluíram. Entre os 17 concluintes estão um tenente da Polícia Militar do Pará e um tenente da Polícia Militar do Paraná.
O curso teve o objetivo de habilitar policiais para atuarem em tudo que engloba o policiamento fluvial nas áreas ribeirinhas do Estado do Amapá.
Os policiais passaram por treinamento e capacitação como pilotos em embarcação oficial da Marinha; tiveram uma etapa de sobrevivência na selva com o Exército Brasileiro, em Clevelândia, no Oiapoque; operações com helicóptero do GTA; operações com os cães do canil da Polícia Militar; e ainda disciplina do combate fluvial com o uso do rapel, salvamento em altura, sobrevivência em meio líquido, deslocamento em meio líquido, toda parte de natação, abordagem a embarcações, tiro embarcado, e a simulação de um ataque do novo cangaço, que no Amapá seria contra os temidos ‘ratos d’água’.
Segundo informações do Capitão Roger Nascimento, do Batalhão Ambiental, comandante da Companhia Fluvial, os 15 militares formados no curso vão compor a tropa da Companhia Fluvial e vão estar à disposição da Segurança Pública, aptos a atuarem em operações por todos os municípios do Estado do Amapá.
A formatura dos formandos do Curso de Operações Fluviais (COPFLU) acontece na tarde desta quarta-feira (24), na sede do Comando geral da Polícia Militar, na Rua Jovino Dinoá, no Bairro Beirol.
Deixe seu comentário
Publicidade